INFRAESTRUTURA

Após intensa articulação, antiga demanda da comunidade universitária vai sair do papel. Construção será custeada com recursos do GDF e de emendas parlamentares

Reitora assina contrato para conclusão do estacionamento da Faculdade do Gama (FGA). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Uma das obras mais aguardadas pela comunidade universitária vai sair do papel. A ordem de serviço para a conclusão do estacionamento da Faculdade UnB Gama (FGA), e drenagem das áreas adjacentes, foi assinada nesta segunda-feira (18), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). A obra, orçada em R$ 3,268 milhões, tem prazo de execução de seis meses.

"Essa era uma obra essencial, aguardada desde 2011, quando o campus foi instalado. O estacionamento, como está atualmente, trazia muitos transtornos à comunidade, com poeira na época da seca e lama na estação chuvosa", destacou a reitora Márcia Abrahão. "Vamos dar melhores condições para o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em respeito às quase 3 mil pessoas que constituem a comunidade do campus do Gama.”

A obra será custeada com recursos do governo do Distrito Federal e de emendas dos deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Leandro Grass (Rede). "Eu tenho uma dívida pessoal com a construção desse estacionamento, pois também participei do processo desde o começo, quando estava na Secretaria de Obras do DF", lembrou o diretor do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior. "O governador (Ibaneis Rocha) entendeu que essa é uma obra urgente e pediu para darmos o máximo de celeridade ao processo."

SONHO – A assinatura também foi comemorada pelo diretor da FGA, Augusto César Brasil. "A construção do estacionamento fazia parte de um acordo com o GDF ainda da época de idealização do campus. Tirar isso do papel representa a realização do sonho de muita gente, que batalhou por isso", frisou ele. "Parece algo pequeno, mas sempre que levávamos alguém de fora para a FGA, já começávamos causando uma má impressão, como se as coisas estivessem mal-acabadas", acrescentou o vice-diretor da unidade, Sandro Augusto Haddad.

Nos últimos anos, a Administração da UnB realizou diversas conversas junto ao GDF (da atual e da antiga gestão) e a parlamentares para viabilizar a conclusão do estacionamento. "A obra se torna mais complexa porque inclui a drenagem de águas pluviais decorrente do BRT, que fica próximo", explicou a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella. Os arquitetos e engenheiros da Universidade foram responsáveis pelo projeto básico, e o DER/DF, pelo projeto executivo.

O prefeito da UnB, Valdeci Reis, que também participou das interlocuções com o DER/DF, celebrou a conquista. "Agradeço muito o empenho do diretor Fauzi, que não mediu esforços para nos ajudar a, finalmente, tirar essa obra do papel", disse. O superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante, também participou do encontro que marcou a assinatura do contrato.

PARCERIA – Durante a reunião, a reitora e Fauzi também discutiram possibilidades para diminuição dos transtornos causados pela chuva no campus Darcy Ribeiro. Outro assunto foi a troca de experiências para licitações na modalidade RDC, o Regime Diferenciado de Contratação. "Nós já fizemos cerca de 30 dessa forma, e as vantagens são inúmeras", contou Helena. Ficou acertada a realização de reuniões técnicas para discutir os dois assuntos.