AVALIAÇÃO INTERNA

Objetivo da pesquisa é subsidiar melhorias na instituição e auxiliar análises do MEC

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

O Decanato de Planejamento e Orçamento da Universidade de Brasília (DPO/UnB) lança consulta à comunidade acadêmica sobre infraestrutura, serviços, comunicação com a sociedade e ações de capacitação.

A pesquisa, referente ao ano de 2014, tem como finalidade envolver a comunidade acadêmica no processo de avaliação da instituição. A iniciativa visa orientar as políticas institucionais e a ação gerencial e também atende às orientações estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com a Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), responsável pela aplicação do questionário, a ideia é ouvir a comunidade a respeito de questões essenciais da UnB, numa ação que busca o contato direto com estudantes, professores e técnico-administrativos.

As informações obtidas auxiliarão nos processos de melhoria da universidade e irão subsidiar as visitas feitas pela equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que faz o acompanhamento dos cursos de ensino superior.

“A avaliação institucional é uma ferramenta capaz de produzir um diagnóstico acerca da realidade acadêmica. Permite rediscutir projetos e prioridades essenciais da universidade, as relações com as mais diversas áreas e interações com a sociedade”, diz Junia Falqueto, diretora de Avaliação e Informações.

A diretora explica ainda que o questionário é rápido e objetivo, com cerca de 10 perguntas. “Justamente para que as pessoas se sintam motivadas a responder”, completa.

Para responder às perguntas, basta acessar o questionário específico para estudantes, para docentes e para técnico-administrativos.