60 ANOS DA CIDADE

Segundo encontro do grupo especial, constituído por membros da UnB e da comunidade externa, reuniu sugestões diversas para envolver a Universidade nas celebrações

Os professores eméritos da UnB, Vladimir Carvalho e José Coutinho, ressaltaram a importância da preservação da memória da Universidade. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

"Será uma excelente oportunidade para a Universidade de Brasília marcar sua presença na cidade." A fala do professor emérito José Coutinho sintetiza as principais ideias da segunda reunião da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília, realizada na sexta-feira (25), no Salão de Atos da Reitoria. O encontro foi presidido pelo vice-reitor Enrique Huelva. Além de servidores da casa, também estiveram presentes representantes da sociedade civil e de instituições do Distrito Federal.

Para quem está na Universidade desde sua primeira década, o momento é muito significativo e pode ser aproveitado para estender as ações que culminem na celebração dos 60 anos da UnB, em 2020. "Não é preciso muito trabalho, pode-se buscar espontaneidade, aproveitando a estrutura que a instituição já possui", ponderou José Coutinho.

Uma sugestão do docente aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) foi a de transformar o campus Darcy Ribeiro numa área de lazer para a cidade e realizar diferentes tours aos finais de semana, como forma de atração cultural. "É possível organizar um circuito só com os fatos históricos importantes que marcaram a agenda de Brasília, como alguns acontecimentos durante o regime militar", recomendou o emérito.

Secretária-executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral destacou que a arte pode ser um grande atrativo para as pessoas visitarem a Universidade. "Há professores e ex-alunos que são artistas nas mais diversas áreas, bem como grandes nomes das artes plásticas que passaram por aqui. Deve-se aproveitar esses talentos", afirmou.

A opinião é compartilhada pelo professor emérito Vladimir Carvalho, que destacou vários cineastas brasileiros que passaram pela Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB. Ele citou ainda importantes diretores da sétima arte com obras clássicas que podem ser exibidas como parte da programação cultural: "Glauber Rocha, Arnaldo Carrilho, Rogério Costa Rodrigues, Geraldo Sobral, José Eduardo Belmonte".

O grupo também recordou as notórias obras arquitetônicas que a UnB possui. A secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella, disse que já está sendo pensada, no âmbito do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), uma proposta para destacar e valorizar os edifícios emblemáticos da instituição.

"A Universidade tem exemplos arquitetônicos que são verdadeiras obras de arte, cujos projetos desafiam as normas e os padrões da engenharia na atualidade. Devemos promover um debate do espaço urbano e de como a arquitetura foi se modificando nessas últimas décadas", propôs.

Cerca de 30 pessoas da UnB e de outras instituições participaram do segundo encontro. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

CONSULTA PÚBLICA – Entre setembro e outubro, a Comissão UnB nos 60 anos de Brasília recebeu propostas das comunidades acadêmica e externa de ações para o aniversário da capital. Centenas de pessoas participaram do questionário, sendo recebidas 94 sugestões completas de atividades. O coordenador executivo da comissão, Paulo César Marques, apresentou os resultados da consulta.

Com relação ao tipo de iniciativas, grande parte das proposições estava voltada a ações culturais, como exposições e shows, com quase 400 indicações. Muitos também consideram que a programação deve contemplar atividades de debate e reflexão, como palestras, seminários ou mesas-redondas.

O vice-reitor Enrique Huelva considerou positivo o envolvimento da comunidade. "Houve uma adesão significativa e agora será preciso fazer a sistematização dos resultados, organizando as propostas em categorias e áreas afins. Como avaliação geral, a participação foi bem equilibrada e a consulta cumpriu o seu papel", apontou.

Ao final do encontro, foi definido um comitê executivo que se encarregará de compilar os dados da consulta e as demais sugestões para propor um cronograma de ações a ser apresentado na próxima reunião do grupo, prevista para o mês de novembro.