PARCERIA

Yang Wanming, que assumiu o posto há sete meses, manifestou interesse em estreitar relações com o Brasil e a Universidade

 

A reitora Márcia Abrahão recebeu, na última terça-feira (3), a visita do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que assumiu o posto há pouco mais de sete meses. Na conversa, ele reiterou o desejo de estreitar os laços de seu país com o Brasil e se colocou à disposição para intermediar o contato da Universidade com instituições de ensino chinesas. 

Reitora Márcia Abrahão entregou brinde da UnB a Yang Wanming. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Assim como no Brasil, as mais conceituadas universidades da China também são públicas”, comentou Wanming, que convidou a reitora para conhecer o país asiático. A UnB mantém, atualmente, sete acordos de cooperação com universidades chinesas. Também é sede de um dos institutos Confúcio instalados no Brasil, organização que promove a língua e a cultura chinesas.

 

“É uma honra recebê-lo em nosso campus. A UnB é uma das principais instituições de ensino superior da América Latina e, certamente, pode fortalecer sua internacionalização com parceiros chineses”, disse a reitora. Além de visitá-la, o embaixador chinês esteve no Instituto Confúcio e também na Biblioteca Central. Ele estava acompanhado do adido cultural da embaixada, Shu Jianping.

 

O diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais, Virgílio de Almeida, também presente na visita, mencionou a recente solicitação feita pela China ao Ministério da Educação para ampliar o recebimento de estudantes estrangeiros que desejam aprender o português como segunda língua, como parte do programa Idiomas Sem Fronteiras. “Para se ter uma ideia de como isso é estratégico para eles, a China manda cerca de 30 mil alunos por ano para outros países, para aprender português. Mas só 500 vêm para o Brasil. Eles desejam ampliar isso”, comentou Virgílio.

 

Na próxima semana, Shu Jianping estará em uma mesa redonda na UnB, durante o 2º Fórum e Feira de Internacionalização, evento que reúne parceiros internacionais da Universidade para divulgação de possibilidades de intercâmbio e diálogo sobre questões sensíveis à internacionalização.

 

>> Saiba mais sobre o evento

 

Leia também:

>> Pesquisador alemão Torben Schubert abre o 2º FFI

>> Especialista em rankings acadêmicos, Frank Ziegele participa do 2º FFI

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.