INFRAESTRUTURA

Moderno e espaçoso, edifício destina-se a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios, auditório e salas de aula serão usados por alunos de graduação e pós-graduação

Fachada do novo prédio da Engenharia Florestal.. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Com mais de quatro mil metros quadrados, o prédio do Departamento de Engenharia Florestal é a mais nova edificação da Universidade de Brasília. A estrutura de três andares possui salas de aula e de professores, laboratórios e auditório. A inauguração da obra aconteceu nesta quarta-feira (28) e reuniu estudantes e servidores.

 

“Não medimos esforços para concluir essa obra, mesmo diante do momento de dificuldade orçamentária. A UnB nasceu para ser protagonista de sua história e do país. Ao inaugurar este prédio, a instituição reforça que não abrirá mão dessa vocação. Vamos continuar sendo uma universidade de excelência”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

 

Chefe de Departamento da Engenharia Florestal, Alexandre Florian da Costa resgatou a trajetória do curso vanguardista no Centro-Oeste. “Nossa história começa há 45 anos, quando foi criado o curso de Engenharia Florestal. Em 1986 avançamos ao criar o Departamento de Engenharia Florestal. Manifesto em nome do Departamento nossa gratidão a todas as pessoas envolvidas nessa caminhada que nos permitiu chegar até o dia de hoje.”

 

O docente ressaltou que a “estrutura física é moderna e espaçosa”, o que deve contribuir para a qualidade do ensino.  “Estamos bem servidos também de espaço para laboratórios, agora nossa busca será por equipamentos mais modernos", completou Costa. 

 

ESTRUTURA – Localizado ao lado da Faculdade de Tecnologia, na parte norte do campus Darcy Ribeiro, o prédio do Departamento de Engenharia Florestal foi planejado para abrigar atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

A estudante Amanda Garcia e o professor Alcides Gatto exibem o espaço destinado ao Laboratório de Solo, Plantas e Água, que logo estará cheio de equipamentos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A estrutura é dividida em três blocos, que comportam 21 laboratórios, uma sala de informática, um auditório para cerca de 150 pessoas, além de salas de aula e de professores. O prédio possui elevadores e piso tátil atendendo normas legais de acessibilidade.

 

“Certamente demos um salto de qualidade. Haverá laboratórios para atender todos os professores do departamento. No meu caso, tenho mais de R$ 300 mil em equipamentos guardados, esperando a conclusão dessa obra. Agora poderei fazer as análises sem custo, já que antes era preciso mandar para outras instituições públicas ou privadas”, conta o professor Alcides Gatto, responsável pelo Laboratório de Solo, Plantas e Água.

 

Docente na instituição desde 2011, Alcides orgulha-se dos avanços na área. “Temos 63 cursos de Engenharia Florestal no país. A UnB tinha uma das menores estruturas físicas em relação às demais universidades e, neste ponto, passaremos a ser uma das melhores do país. É uma grande conquista para todos nós”, completa.

 

Estudante do nono semestre do curso, Amanda Garcia conta que ficou emocionada com a inauguração do prédio. “Estávamos num espaço muito condensado. Agora não vamos mais depender de laboratórios de outros departamentos para desenvolver pesquisas e aulas. Isso aumentará significativamente o desempenho de estudantes e docentes”, opina a jovem, que tem planos de seguir na pós-graduação e usufruir da nova estrutura.

 

Juliana Gonçalves e os colegas Letícia Nakamura e Fábio Escobar estão no início da graduação e fizeram questão de presenciar o momento histórico. “Eu achei o prédio bem espaçoso. Algumas das nossas disciplinas são em salas improvisadas, mas agora teremos um espaço próprio. O sentimento é de valorização e reconhecimento", compartilhou Juliana, graduanda do segundo semestre.

 

CERIMÔNIA – A solenidade de inauguração aconteceu no saguão de entrada e marcou o descerramento da placa de entrega do edifício. Diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), espaço que atualmente abriga o Departamento de Engenharia Florestal, Márcio Muniz comemorou a expansão da estrutura física.

 

“Esse é um momento histórico para a UnB e para a FT. É uma satisfação saber do empenho dessa gestão em concluir a obra no atual contexto orçamentário, tendo em vista que grande parte dos recursos são de arrecadação própria da instituição”, compartilhou o diretor.

Servidores da UnB foram responsáveis pelo projeto do prédio. Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB
Cerimônia de inauguração reuniu docentes, estudantes, gestores e servidores técnicos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A secretária de Infraestrutura Helena Zanella falou sobre o orgulho em ter mais uma construção cujo projeto foi “inteiramente desenvolvido por uma equipe de arquitetos e engenheiros da Universidade”, em referência aos servidores do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan). “Nós, arquitetos, sempre temos o sonho de realizar grandes projetos e a UnB tem um patrimônio arquitetônico de grande valor”, acrescentou.

 

Zanella agradeceu o apoio de professores que voluntariamente contribuíram em várias demandas e a participação de outras áreas, como a Diretoria de Obras da Infra, responsável por conduzir os processos de licitação, contratação e fiscalização do empreendimento. “Nosso desejo é que o edifício cumpra seu papel de fornecer ambiente adequado para formação, pesquisa e desenvolvimento de nossos alunos”, disse a secretária, em nome da equipe.

 

Por questões contratuais, a obra aconteceu em duas etapas. A primeira foi referente à fundação do prédio. A continuidade deu-se em 2017, após nova licitação, e levou 710 dias corridos para ser concluída. O custo total do empreendimento foi de R$ 11,2 milhões.

 

A reitora Márcia Abrahão lembrou que "apesar do momento muito difícil que as universidades brasileiras passam, dados os cortes e contingenciamento orçamentário, a gestão tem feito esforços para manter a UnB não apenas funcionando, mas também crescendo”. 

 

Ao final da cerimônia, a reitora foi convidada a plantar um ipê amarelo em frente ao prédio. Além de compor a paisagem natural do espaço, o significado simbólico da planta será o de ter a mesma idade do prédio. 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.