COLAÇÕES

Documento, elaborado pelo Cerimonial e pelas unidades acadêmicas, define responsabilidades e prazos para a organização das solenidades

Alunos durante colação de grau na UnB.
Guia orienta sobre prazos e responsabilidades das comissões de formatura e dos setores da UnB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Importante momento da vida dos estudantes, que marca a saída da Universidade, as colações de grau são cerimônias solenes, que seguem ritos específicos. Agora, a comunidade universitária pode contar com um guia que orienta a organização e realização desses eventos. O documento, construído pela Coordenação de Cerimonial (Ceri) em parceria com representantes de unidades acadêmicas, traz informações sobre prazos e partilha de responsabilidades entre as comissões de formatura e os diversos setores da Universidade.

>> Conheça o guia

A ideia de elaborar o guia surgiu após a descentralização das colações de grau, medida que buscou dar mais autonomia às unidades acadêmicas para a realização das cerimônias – antes coordenadas exclusivamente pelo Ceri.

Mesmo com a mudança, ainda há apoio institucional para a realização das solenidades, explica a coordenadora do Cerimonial, Harianna Lacerda. "Disponibilizamos toda a indumentária e o material de apoio, mediante reserva das unidades. Também articulamos o transporte desses itens, em parceria com a Prefeitura da UnB", detalha. "Além disso, articulamos a agenda para a reserva do Centro Comunitário, buscando, assim, oferecer a infraestrutura básica para que a colação se realize", acrescenta.

O guia traz um passo a passo para a organização das cerimônias, incluindo os prazos e canais para a solicitação de apoio. "Este documento é o resultado de um trabalho coletivo de escuta e corresponsabilização", resumiu Harianna.

OPORTUNIDADE – A professora do Centro de Excelência em Turismo (CET) Lívia Barros Wiesinieski afirma que a mudança trouxe mais personalidade para as colações. "Tivemos a oportunidade de trazer as famílias para conhecer o espaço do CET durante a colação e também de integrar os formandos aos graduandos, que estão aprendendo sobre a realização de eventos", comentou. Ela também destacou que a empresa júnior do curso hoje se envolve nas atividades.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na página do Ceri ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..