PARCERIA

Acordo prevê modernização e arranjo organizacional do principal órgão de fomento à pesquisa do Distrito Federal. Iniciativa será protagonizada pelo Ceag

Solenidade para assinatura do convênio teve participação do diretor da Face Eduardo Vieira, do diretor presidente da FAP-DF, Alexandre dos Santos, da reitora Márcia Abrahão, do diretor presidente da Finatec, Armando Pires, e do diretor do Ceag Luiz de Oliveira. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Nesta quinta-feira (15), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Universidade de Brasília celebraram mais um convênio. Desta vez, trata-se de cooperação técnico-científica para a institucionalização daquele órgão. Por isso, nas palavras do diretor presidente da FAP-DF, Alexandre dos Santos, este é um dos mais importantes acordos já firmados entre as instituições.

 

Com vigência de um ano, o projeto será realizado pelo Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (Ceag) da UnB, mediado pela Fundação de Apoio para Pesquisa, Ensino, Extensão e Desenvolvimento Institucional (Finatec).

 

As ações preveem mapeamento e implementação de processos formais de trabalho, identificação e aprimoramento de boas práticas, bem como ressignificação de valores e conhecimentos para o bom desempenho da instituição. “Certamente, este trabalho vai ser um marco que irá mudar o paradigma da gestão da FAP-DF”, assegurou Alexandre dos Santos.

 

Segundo o gestor, o órgão encontra dificuldades de executar o próprio orçamento, que chega a R$ 360 milhões. “Os problemas e as dificuldades, como a falta de servidores e a precária infraestrutura de controle, afetam diretamente as ações de fomento à pesquisa e inovação e, consequentemente, todo o ecossistema de ciência e tecnologia”, avalia.

 

“Essa parceria é muito importante, porque demonstra a missão desta gestão em cumprir a previsão orçamentária da Fundação”, apontou a reitora Márcia Abrahão. Ela também reiterou que a UnB realiza parcerias com diferentes instituições, e já consolidou projetos em toda a Esplanada dos Ministérios.

O diretor presidente da FAP-DF afirma que sem agilidade e modernidade não será possível o pleno cumprimento das atividades. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A reitora mencionou ainda que a UnB tem avançado muito na modernização: “fomos a primeira universidade do país a implantar o diploma digital e estamos integrando nossos sistemas”. Ela afirmou que o processo não é fácil, mas é preciso conscientizar as pessoas dentro da própria organização, e sugeriu que a pesquisa inclua também a questão cultural.

 

Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face), Eduardo Vieira considera que o momento mostra como a Universidade continua buscando parceiras e soluções, apesar dos desafios que têm enfrentado, não apenas orçamentários. “A Face é uma grande mediadora de projetos, com entes públicos e privados, o que demonstra a qualificação de seus especialistas e a troca de experiências com a sociedade”, destacou.

 

O diretor do Ceag, Luiz de Oliveira, reforçou que, embora o centro de estudos esteja lotado na Face, sua característica organizacional permite a atuação de docentes e pesquisadores de outros institutos e faculdades. “Isso é fundamental para dar agilidade na busca de expertises para os diferentes acordos”, considerou.

 

Também compôs a mesa da solenidade o diretor presidente da Finatec, Armando Pires. O evento contou, ainda, com a presença de decanos e outras autoridades da UnB, FAP-DF e Finatec.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.