INFRAESTRUTURA

Obra do DER/DF inclui pavimentação do local, construção de acessos e drenagem pluvial das pistas nas proximidades

 

Depois de uma espera de quase uma década, a comunidade da Faculdade UnB Gama (FGA) terá a pavimentação do estacionamento do campus. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) lançou, nesta quinta-feira (25), licitação para contratação de empresa que irá concluir o estacionamento. A obra também prevê construção de acessos e drenagem pluvial das pistas próximas ao local. O valor estimado é de R$ 4,4 milhões.

“É uma alegria ver que esta obra está finalmente prestes a sair do papel. Agradeço o empenho de nossa comunidade ao longo dos anos, trabalhando em parceria com o DER para discutir e aprimorar o projeto”, festejou a reitora Márcia Abrahão. A gestora levou a demanda ao ex-governador Rodrigo Rollemberg e, este ano, a Ibaneis Rocha e ao presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente.

No início de julho, ela também esteve com o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior, reiterando o pedido. “Temos ordem do governador [do DF, Ibaneis Rocha] de colocar a licitação imediatamente na praça, como ele já tinha comentado com a reitora”, disse ele, na ocasião.

O diretor da FGA, Augusto César Brasil, também celebrou o lançamento da licitação, destacando o trabalho “histórico”, coletivo e de articulação. “Muita gente trabalhou para que isso virasse realidade, na UnB e do GDF. É uma conquista de todos nós”, disse.

PARCERIA A secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, elogiou as mudanças feitas no projeto este ano pela equipe do DER/DF. “Eles fizeram necessárias adequações de acessibilidade e incluíram o paisagismo, o que valoriza ainda mais a iniciativa”, mencionou, lembrando que a Infra participou de conversas com técnicos do DER no processo.

A obra terá, ainda, uma característica sustentável: a Unidade de Qualidade de Água (UQA), que filtra os resíduos vindos da água da chuva, impedindo que sejam lançados no sistema de drenagem pluvial da cidade.

O prefeito da UnB, Valdeci Reis, também comemorou a proximidade do fim da “novela” do estacionamento do Gama. “Desde que o campus foi inaugurado, a Universidade tenta viabilizar essa obra. Conseguimos avançar na gestão de Rollemberg e, agora, com Ibaneis, finalmente teremos o estacionamento. É um grande feito”, resumiu ele, que participou de várias reuniões técnicas para mobilizar a realização da obra.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.