INFRAESTRUTURA

Embora simples, obras entregues melhoram qualidade de vida de servidores e são estratégicas para toda a Universidade

A UnB inaugurou duas obras pequenas, porém de grande impacto, no Centro de Informática (CPD) nesta quinta-feira (18). Uma delas foi a reforma da cobertura da unidade, pela qual entrava água na época das chuvas. A outra foi a construção de um reservatório de óleo diesel para abastecer o gerador da Universidade – obra esperada desde a inauguração do prédio, em 2012 – que permitirá maior autonomia em situações emergenciais de queda de energia.

Diretor do CPD, Jacir Bordim destacou os benefícios trazidos pelas melhorias. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“Toda a memória e os serviços da Universidade em termos de dados estão aqui. Quando ocorria a falta de energia em um momento de feriado ou fim de semana, havia prejuízo a estudantes, professores e técnicos em suas atividades”, lembrou o diretor do CPD, Jacir Bordim.

Ele fez uma apresentação sobre a história do Centro e reforçou o impacto positivo das obras entregues. Com a estrutura anterior, o reservatório tinha capacidade para 500 litros de óleo e uma autonomia de 20 horas. Agora, a capacidade passou a 4 mil litros, que garantem 160 horas.

A secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, também destacou o impacto das obras realizadas na unidade. “Foram iniciativas simples, mas com consequências de grande importância para a rotina das pessoas que trabalham no CPD e para toda a Universidade”, frisou. A reforma do telhado (que também foi impermeabilizado) custou R$ 57 mil e a construção do reservatório de óleo, R$ 91,2 mil.

Realizações de infraestrutura foram apresentadas em reunião no auditório do CPD. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

INVESTIMENTOS – Durante a cerimônia de entrega das obras, a reitora Márcia Abrahão enalteceu o papel do CPD para o desenvolvimento da UnB. “Se somos uma das melhores universidades da América Latina, é também porque temos uma forte atuação de vocês”, disse, destacando avanços tecnológicos recentes promovidos pelo Centro, como o peticionamento eletrônico, o diploma digital e a implementação do SIG-UnB.

“Neste momento de muitas dificuldades orçamentárias, decidimos não parar os investimentos na Universidade. E temos feito isso de forma transparente e democrática, com plano de obras aprovado pelo Conselho de Administração”, destacou a gestora. No início deste mês, o CAD aprovou o plano para 2019, a partir de critérios de priorização.