ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros aprovaram que a entidade se torne fundação de apoio do HUB e da Enap. Também foi aprovado credenciamento da Funape junto à UnB

457ª Reunião do Consuni aconteceu na sexta-feira (12), no auditório da Reitoria. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), fundação de apoio da Universidade de Brasília, poderá apoiar projetos e outras iniciativas do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A autorização foi dada pelo Conselho Universitário (Consuni), em reunião na última sexta-feira (12).

“A Enap tem status de instituição científica e tecnológica. No caso do HUB, embora seja administrado pela Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares], trata-se de uma instituição essencial para diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade”, defendeu o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), José Manoel Sanchez. Ele e os diretores da Faculdade de Medicina (FM), Gustavo Romero, e do Instituto de Geociências (IG), José Eloi Campos, integraram uma comissão para discutir pautas a respeito de fundações de apoio.

Na reunião, o Consuni também aprovou o credenciamento da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) como fundação de apoio à UnB. Na análise do processo, o relator, professor José Eloi, considerou que a Funape deve ser considerada como alternativa adicional para a viabilização de projetos da Universidade.

Diretor da FAU, José Manoel Sanchez integrou comissão para discutir pautas sobre fundações de apoio. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

“A atuação de um número maior de fundações de apoio é benéfica à Universidade de Brasília, no sentido de ampliar a oferta de apoio a projetos de pesquisa e outros tipos de atividades que, em seu conjunto, auxiliam a viabilizar o desenvolvimento institucional”, escreveu ele, no parecer. “Estamos em um esforço grande de alinhamento estratégico e operacional com as fundações, importantíssimas para a execução dos nossos projetos”, completou a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

A reitora Márcia Abrahão elogiou o trabalho da comissão. Também lembrou que a Universidade obteve um grande avanço na tramitação de projetos e na transparência nessa área. “O debate de hoje nos mostra como foi acertada a decisão de criar a Capro [Câmara para Análise, Aprovação e Acompanhamento de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos]. A UnB tem sido cada vez mais demandada em termos de projetos.”

Além do debate sobre as fundações, os conselheiros votaram contra um recurso que pedia a revogação da cassação de um título de mestrado. O ex-estudante foi acusado de plágio por outro aluno, e a apuração identificou a cópia de parte do trabalho. O título foi cassado em 2016. Antes de chegar ao Consuni, o caso tramitou no então Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, na Comissão de Ética e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

NOBEL – Nos informes, o vice-reitor Enrique Huelva fez um relato sobre a passagem do pesquisador escocês Fraser Stoddart, ganhador do Nobel de Química em 2016, pela UnB. O cientista deu uma palestra na última terça-feira (9) e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da instituição. Em um trecho de sua fala, Stoddart defendeu investimentos na ciência, independentemente do governo de plantão.

“Estamos em um momento de ataque à ciência em um sentido mais amplo. É um ataque à ciência como base da sociedade moderna. Nesse contexto, é importante construirmos um contraponto e a fala do ganhador do Nobel foi essencial para isso”, disse Huelva.

Estudante João Marcelo Cunha questionou sobre denúncia de assédio na instituição. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Também nos informes, o representante discente João Marcelo Cunha manifestou preocupação com denúncia divulgada na imprensa sobre suposto assédio moral contra trabalhadoras de uma das empresas terceirizadas que atuam na UnB. A decana de Administração, Maria Lucilia dos Santos, esclareceu que medidas foram tomadas, no limite permitido pela legislação.

“Instalamos procedimento de investigação preliminar, em contato com a Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários (DIV/DAC). Também estamos abrindo, no âmbito da Diretoria de Contratos Administrativos do DAF, um canal para que as pessoas façam elogios, sugestões e reclamações”, afirmou.