GESTÃO

Edital de condições gerais foi atualizado e incorporou antigas demandas das unidades acadêmicas para a seleção de professores

A Universidade de Brasília publicou novo edital de condições gerais para a realização de concurso público para docente do quadro permanente da UnB. As regras, válidas desde 28 de dezembro de 2018, foram estabelecidas em atendimento a antigas demandas das unidades acadêmicas e vão ao encontro da política de valorização da carreira docente e de internacionalização da UnB. Também favorecem condições para a melhoria dos indicadores acadêmicos da Universidade.

Uma das principais novidades do documento é a maior valorização da prova de títulos. A fórmula para o cálculo da nota final do candidato passa a considerar a nota da prova de títulos com peso 1, como as demais provas – com exceção da prova oral, que mantém peso 2. “Procuramos, com isso, valorizar a produção acadêmica e a experiência profissional dos candidatos. Antes, a prova de títulos praticamente não impactava a nota final do candidato, o que é inadmissível em uma universidade do nível da UnB”, esclarece a reitora Márcia Abrahão.

O novo edital também trouxe a possibilidade de realização das provas escrita, oral e didática em língua inglesa, desde que o conselho da unidade acadêmica aprove e a comissão examinadora tenha competência para fazer a avaliação no idioma. A medida foi pensada em alinhamento ao Plano de Internacionalização da UnB, aprovado no ano passado, e que prevê uma forte política linguística para a instituição.

Novo edital de condições gerais para contratação de docentes prevê formas ampliadas de avaliação. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

O edital de condições gerais traz as regras básicas para a realização de qualquer concurso para professor na UnB e detalha o que pode ou não ser feito. O documento serve para que institutos e faculdades elaborem seus editais específicos quando houver vacâncias. “Procuramos também adequar o edital a mudanças recentes na legislação federal”, acrescenta o decano de Gestão de Pessoas, Carlos Mota.

SIMPLIFICAÇÃO O novo edital prevê, ainda, a utilização do módulo Concurso disponível no SIG-UnB, sistema de gestão atualmente em implementação na Universidade. Com isso, haverá retornos positivos também para as atividades-meio, desempenhadas pelo DGP, no caso da seleção de docentes.

“Com a mudança do edital e com a implementação do SIG-UnB, conseguimos ter o domínio do processo como um todo”, comenta o diretor de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (Dpam), Jeferson Sarmento. A Diretoria prestará toda a assistência aos servidores das unidades acadêmicas para a utilização do sistema. Os processos iniciados antes da publicação do novo edital de condições gerais podem continuar sendo regidos pela normativa anterior, de 2015.