INFRAESTRUTURA

Investimentos de mais de meio milhão de reais melhorarão condições para atividades acadêmicas e para acessibilidade

Em reunião no Salão de Atos, vice-reitor Enrique Huelva, no exercício da Reitoria, e secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, comandaram assinaturas de contratos. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília assinou, nesta segunda-feira (26), três contratos para a execução de obras no campus Darcy Ribeiro. Os serviços incluem a reforma do anfiteatro 17, no ICC Norte; a instalação de guarda-corpo e corrimão na Biblioteca Central (BCE); e a impermeabilização do Castelo d'Água (próximo à Fiocruz). Os investimentos ultrapassam meio milhão de reais.

"São obras importantíssimas para o funcionamento pleno da Universidade", ressaltou o vice-reitor Enrique Huelva, que está no exercício da Reitoria. "O anfiteatro 17 é um local muito significativo para a rotina da instituição, além de estar em um prédio histórico, projetado por Oscar Niemeyer", acrescentou a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella.

A reforma do anfiteatro tem o contrato mais robusto, a um valor de R$ 353 mil, e prazo de execução de 120 dias. "Nossa expectativa é finalizar o serviço antes do prazo estipulado, com garantia de qualidade", disse o representante da empresa contratada, Ezequiel Lemos do Prado.

No caso da BCE, a reforma – a um custo de R$ 130,9 mil – prevê a melhoria das condições de acessibilidade e o atendimento a exigências do Corpo de Bombeiros. A impermeabilização do Castelo d'Água custará R$ 49 mil.

Enrique Huelva assinou contratos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

"Foi um local que ficou esquecido durante muito tempo. Com esse serviço, pretendemos melhorar nossa infraestrutura para estarmos mais bem preparados caso ocorra uma nova crise hídrica na cidade", frisou o vice-reitor.

PATRIMÔNIO Além das três obras, a UnB também assinou contrato para a realização de um estudo de segurança estrutural na Unidade de Serviços de Administração (USA), o antigo prédio da Fubra. Este é o primeiro passo para a verificação das condições do local e posterior decisão sobre o que fazer com o edifício.

"Trata-se de uma medida essencial para a melhoria da gestão do patrimônio da Universidade", destacou Helena. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.