Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro e Instituto de Relações Internacionais realizaram workshop sobre configuração internacional de poder

Representante das Forças Armadas apresenta biblioteca digital do Exército. Foto: André Gomes/Secom UnB

Com o tema Reconfiguração do tabuleiro internacional e fronteiras nacionais, o workshop discutiu as novas relações políticas e diplomáticas do cenário mundial, esclarecendo o sistema geopolítico pós-guerras para alunos do curso de Relações Internacionais. O evento, que aconteceu na última terça-feira (13), foi organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx), em parceria com o Instituto de Relações Internacionais (Irel) e o Decanato de Extensão (DEX) da UnB.

Visando fortalecer a relação institucional, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança Internacional do Irel e o Exército Brasileiro ofereceram a palestra sobre as implicações para o Brasil dos sistemas de cooperação e defesa da fronteira entre as potências. O ponto de interesse entre as instituições é justamente a colaboração mútua para o desenvolvimento de pesquisas na área.

Mediada pelo pesquisador adjunto do Exército, Rafael Camargo Lima, a discussão também contou com a participação do coordenador de assuntos estratégicos do Exército, Augusto Wagner Menezes; do professor da Escola Superior de Guerra e pesquisador do CEEEx, Peterson Ferreira da Silva; e dos docentes do Irel, Juliano da Silva e Alcides Costa Vaz.

Professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB participa de debate sobre fronteiras. Foto: André Gomes/Secom UnB

O grupo de militares também aproveitou o workshop para apresentar o sistema de integração de bancos de conteúdo que tem desenvolvido. Trata-se de uma plataforma on-line que integra vários bancos de dados já existentes, possibilitando maior facilidade de acesso a informações de pesquisa. Entre os produtores de conhecimento que cederam dados sobre pesquisas está a UnB que, por meio dessa colaboração, tem acesso ao conhecimento produzido pelo Exército Brasileiro.

Biblioteca digital do Exército, EB Cultural, Biblioteca da UnB são alguns dos bancos de informação que foram indexados aos dados do sistema. O espaço está dividido em cinco comunidades: Acervo Institucional do Exército, Biblioteca Digital de Doutrina, Publicações Oficiais de Defesa, Publicações sobre Grandes Eventos e Publicações Científicas.

Para democratizar ainda mais o acesso à produção, foi desenvolvido o aplicativo Portfólio de Gestão de Conhecimento do Exército, que já está disponível nas lojas de aplicações de todos os sistemas operacionais de forma gratuita. Para dispositivos IOS, porém, é necessária uma validação que pode levar 15 dias.

Auditório do Irel/Ipol atraiu dezenas de estudantes de Relações Internacionais. Foto: André Gomes/Secom UnB

PÓS-GRADUAÇÃO  Para além do desenvolvimento de pesquisa, a reitora Márcia Abrahão aproveitou a oportunidade para projetar sobre um futuro curso de pós-graduação na área de proteção de fronteiras. Para a reitora, os estudos sobre o tema são de grande importância para a proteção da sociedade. “É importante que o Brasil tenha uma formação não só do lado militar, mas também do lado civil, de alto nível para proteger o nosso país e a nossa sociedade com todo o carinho que merecemos”, explicou.

Na mesma fala, Márcia lembrou que o Instituto de Relações internacionais tem um importante papel na educação na área, pois é uma das poucas instituições no Brasil com programa de doutorado e mestrado em nível internacional certificados pelo Ministério da Educação (MEC).

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.