EXTENSÃO

Nos próximos dois anos, UnB 2030 integrará ações institucionais para acabar com a pobreza, promover o bem-estar e proteger o meio ambiente

Lançamento do programa UnB 2030, que terá como foco a interdisciplinaridade em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Esperança, vanguarda e utopia. Palavras que dão vida ao programa especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, lançado na última quarta-feira (7), no auditório da Reitoria. O evento foi o primeiro passo rumo à articulação de uma rede de ações de extensão, ensino e pesquisa em torno da Agenda 2030.

A ideia é conectar projetos da UnB guiados pelos valores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e colocar a Universidade de Brasília no âmbito global de metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar, e proteger o meio ambiente. “Esses objetivos estão pautando o mundo todo, inclusive, nossas pesquisas, projetos e atuação. A Universidade precisa mostrar sua importância”, sintetiza Thiago Gehre, professor do Instituto de Relações Internacionais (Irel) e coordenador do programa especial.

De acordo com Gehre, trazer a Agenda 2030 para a UnB faz parte de um movimento importante de territorialização dos ODS, ou seja, de pensá-los de forma localizada. “A Universidade de Brasília funciona como uma cidade, da qual precisamos cuidar e refletir como os objetivos de desenvolvimento sustentável se efetivarão. Não apenas no campus Darcy Ribeiro, mas na integralidade dos quatro campi”, destaca o docente.

“Trabalhar em rede é difícil. É um esforço para romper as fronteiras, pensar projetos transversais que produzam saberes mais articulados e uma agenda comum de pesquisa e mobilização”, completa a professora Dais Rocha, da Faculdade de Ciências da Saúde (FS).

"UnB 2030 também colocará a UnB numa posição de vanguarda no seu projeto de internacionalização", diz Thiago Gehre. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O coordenador técnico de extensão da UnB, Alexandre Pilati, explica que, além de integrar e fortalecer os projetos de desenvolvimento inclusivo e sustentável da instituição nas mais diversas áreas, o programa irá fomentar novas iniciativas e articulá-las com a sociedade civil, órgãos governamentais e organismos internacionais.

“O programa é apenas um braço da Agenda 2030. Iremos captar recursos internos e externos para financiar projetos e pesquisas vinculados à temática e, com isso, lançaremos editais de fomento. Todavia, o mais importante é agregar tudo que existe na UnB”, reitera Pilati.

Ainda na visão de Pilati, o UnB 2030 materializa eixos estruturantes da política de extensão da Universidade de Brasília ao buscar a: integração efetiva com as dimensões de pesquisa e ensino; construção do diálogo direto com a sociedade; atuação interprofissional e interdisciplinar; ampliação do relacionamento com outras universidades; difusão do conhecimento produzido na instituição.

“A extensão é o símbolo de preservação e do avanço da democracia. Uma esfera importante de demonstração e cristalização da relevância social da Universidade", resume Pilati. A professora Isabel Zanetti, do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), afirmou “estar junto” nessa missão. "Juntar nossos temas e projetos é uma utopia, mas somos educadores, movidos por utopias”.

O caminho da integração entre diferentes áreas do conhecimento será construído de forma crítica e autocrítica, “inserindo a Agenda 2030 nos currículos dos cursos, na formação dos docentes, na gestão administrativa e do espaço físico da Universidade”, aponta a professora Rita Silvana, da Faculdade de Educação.

No dia 23 de novembro, a coordenação do programa especial realizará uma oficina de planejamento, que esboçará as próximas frentes de ação do UnB 2030. O encontro é aberto a toda comunidade que atua ou tem interesse em integrar as ações da Agenda. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

>> Saiba mais sobre o programa especial UnB 2030