COMEMORAÇÃO

Cerimônia entregou troféus aos três professores que mais atenderam solicitações de veículos de comunicação durante o ano. Outros 134 docentes receberam certificados

 

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ceam), que comenta assuntos de raça e gênero, teve quatro premiados na 11ª edição do prêmio. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Mais de uma centena de professores da UnB foram homenageados na noite da última quinta-feira (11), na 11ª edição do Prêmio Parceiro da Imprensa. A tradicional cerimônia premia os docentes que mais vezes ajudaram a viabilizar a troca de informações entre academia e sociedade, por meio de entrevistas e outras ações solicitadas por veículos de comunicação do país.

 

Nesta edição, foram 137 os parceiros reconhecidos. Todos receberam certificados. Os três docentes que mais marcaram presença na mídia em interações mediadas pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB foram David Fleischer, do Instituto de Ciência Política (Ipol), Roberto Piscitelli, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), e Denise Imbroisi, decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). Estes receberam troféus pela posição de destaque.

 

De acordo com os registros da Coordenação de Assessoria de Imprensa (CAI) da Secom/UnB, um total de 877 professores atenderam solicitações de veículos de comunicação da capital e de outras regiões do país, além de sucursais brasileiras de veículos de mídia do exterior. As interações dos docentes da Universidade de Brasília produziram mais de 6.500 matérias, que levaram adiante o nome da instituição, direta ou indiretamente.

 

“Agradeço a cada um de vocês por essa postura de divulgar o que é feito na nossa Universidade para o mundo”, disse a reitora Márcia Abrahão. Ela ressaltou ainda o grau de responsabilidade presente no trabalho tanto de docentes, ao concederem entrevistas, quanto da imprensa, ao buscar divulgar com fidelidade as ideias expressas pelas fontes. 

Professor Roberto Piscitelli (Face) exibe troféu destaque Parceiro da Imprensa, ao lado da reitora Márcia Abrahão e da secretária de Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça Jorge. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Um dos docentes reconhecidos na 11ª edição, Daniel Sant’Ana leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e considera importante atender às solicitações. “Assim, ajudamos a informar não apenas a população, mas uma parcela do governo, que é quem define as políticas públicas. É uma forma de ensino que vai além dos nossos muros”, opina.

 

DESTAQUES – A cerimônia aconteceu no auditório da Finatec. A partir de 2018, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos passa a ser parceira da Secretaria de Comunicação da UnB na promoção do prêmio. Durante a solenidade, os professores que receberam troféus falaram sobre sua atuação e agradeceram pelo reconhecimento.

 

“Eu gostaria de ter falado sobre assuntos mais positivos. Fui bastante solicitada para explicar nossa situação orçamentária. De todo modo, prestamos serviço à sociedade”, relembrou a decana Denise Imbroisi. “Estou aqui há 46 anos e sempre busquei ter um bom relacionamento com a imprensa. Sabemos que a demanda sempre vai existir”, afirmou David Fleischer, professor emérito da UnB que é fonte recorrente para temas políticos.

 

Além de agradecer pelo troféu, o professor Roberto Piscitelli lembrou o contexto do país. “Sempre tive muito orgulho de pertencer à instituição UnB e considero esta uma das maiores homenagens que poderia receber, mas peço que me perdoem a ousadia de aproveitar este momento para dizer algumas coisas que têm me sufocado”, disse, antes de discursar em defesa da democracia, destacando a responsabilidade da universidade pública na construção de uma sociedade com pessoas livres, que reconheçam a diversidade.

 

Entre os premiados com o título de parceiro da imprensa, destaca-se a atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ceam). A unidade sozinha teve quatro docentes na lista de reconhecimento. “Buscamos atender as demandas que chegam sobre gênero e raça. Caso não possamos atender uma demanda, indicamos quem possa. Acredito que o interesse pela nossa temática de estudo tem aumentado, mas nossa estratégia de sempre atender e repassar as demandas também nos permitiu ter uma representação tão significativa nesse prêmio", analisou a coordenadora do Neab, Renísia Garcia.

A secretária de Comunicação da UnB, Thaïs de Mendonça Jorge, e a reitoria Márcia Abrahão posaram ao lado da servidora aposentada Shirley Gonçalves, criadora do Parceiro da Imprensa, homenageada na 11ª edição. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

HOMENAGEM – Organizadora do prêmio Parceiro da Imprensa durante dez anos, a servidora aposentada Shirley Gonçalves foi uma das homenageadas da noite. “Agradeço o reconhecimento e tenho a UnB no coração, além de muito carinho por tudo o que fazemos aqui”, disse, emocionada.

 

Shirley acompanhou os bastidores de várias administrações da Universidade, de 1985 até 2017. Por décadas, ela foi a interface da área de assessoria de imprensa, sempre em contato com professores. “Entregar essa homenagem à Shirley é uma honra. Ela, que tantas vezes me ligou em casa, e certamente para vocês também, em busca de entrevistas”, comentou a secretária de Comunicação, Thaïs de Mendonça Jorge.

 

BASTIDORES – A organização do prêmio é responsabilidade da Secretaria de Comunicação da UnB, em especial a Coordenação de Assessoria de Imprensa. Além das demandas diárias e organização de estatísticas semanais, mensais e anuais, nos meses que antecedem a premiação, a equipe, atualmente composta por três servidores e dois estagiários, começa a planejar a celebração.

 

Apuração dos vencedores, elaboração de convites e busca de parceiros são apenas algumas das tarefas que se somam às das outras equipes da Secom: o conceito do troféu é autoral, desenvolvido pela equipe de Design, que também elabora banners e certificados; a área de Relações Institucionais faz a ponte com muitos convidados, além de recepcioná-los na noite do evento; equipes de revisão de texto, produção de conteúdo, fotografia e audiovisual também são demandadas ao longo ou após todo o processo de elaboração e cobertura. “É uma saga que só termina quando a matéria sobre o evento vai para o ar”, lembra o coordenador da Assessoria de Imprensa, Paulo Schnör.

 

Paulo destaca ainda as contribuições de equipes da Finatec, na viabilização do espaço e do coquetel servido aos homenageados, e das coordenações de Análise e Instrução Processual (Caip) e de Compras (CCO), ambas do Decanato de Administração (DAF), essenciais para viabilizar a aquisição de materiais. A coordenação de Cerimonial da UnB, o músico Marcelo Café e a equipe de som da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca) também colaboraram para o sucesso da festa.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.