ÓRGÃOS COLEGIADOS

Docentes da UnB e da USP receberão as honrarias. Nos informes, Reitoria apresentou ações do comitê para a gestão da segurança da Universidade

452ª Reunião do Conselho Universitário abriu atividades do órgão colegiado no 2º/2018. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Na primeira reunião do semestre, na tarde desta sexta-feira (17), o Conselho Universitário (Consuni) da UnB aprovou por aclamação a outorga de título de Doutora Honoris Causa à filósofa Marilena de Souza Chauí, docente da Universidade de São Paulo que deve estar na abertura da Semana Universitária 2018, em setembro.

Marilena fez toda sua formação na área de filosofia. Atuou para a consolidação de diversos centros de estudos filosóficos, dentro e fora do Brasil, e foi secretária da Cultura da cidade de São Paulo entre 1989 e 1992. O diretor da Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX) da UnB, Alex Calheiros, que foi orientando de Marilena no doutorado, destacou que a docente traz, em sua trajetória, valores compartilhados pelos fundadores da UnB.

“A professora sempre aliou o máximo rigor científico à preocupação quanto aos rumos do país”, disse. “A concessão desta honraria honra também a nossa instituição”, acrescentou o vice-reitor, Enrique Huelva.

Também por aclamação, os conselheiros aprovaram a outorga de título de Professor Emérito a Estevão de Rezende Martins, do Instituto de Ciências Humanas (IH), e a Chang Chung Yu Dorea, do Instituto de Ciências Exatas (IE).

O diretor do IE, Gladston Luiz da Silva, lembrou do papel da docente Chang Chung Yu Dorea para a busca da excelência na pós-graduação em Matemática. “Tive o enorme privilégio de ser aluno dela em três oportunidades. Ela é um diamante de alto quilate para a Universidade”, comparou. Chang concentrou sua pesquisa em inferência em processos estocásticos, estatísticas extremais e algoritmos estocásticos, entre outros assuntos. Atualmente, é pesquisadora sênior do CNPq.

Enilde Faulstich, representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no Consuni, lembrou da parceria com o professor Estevão Martins. “Não somos do mesmo departamento, mas, durante a minha convivência com o professor, ele sempre se apresentou como um sábio. É um dos historiadores mais competentes do Brasil”, elogiou. Martins produziu obras sobre cidadania e história contemporânea e atuou também como consultor legislativo.

Além da outorga dos títulos, o Consuni aprovou o novo regimento da Faculdade de Educação Física (FEF). O documento vinha sendo discutido desde 2015 e, após análise do parecer do relator, foi aprovado com apenas duas abstenções.

Reitora Márcia Abrahão apresentou as ações do comitê de segurança da UnB durante reunião do Consuni. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

SEGURANÇA A reitora Márcia Abrahão fez uma breve apresentação sobre as ações do Comitê Consultivo Permanente para a Gestão da Segurança da UnB. Segundo ela, o trabalho do grupo vem sendo pautado por pesquisas, que orientam a mudança na estratégia de segurança da Universidade.

Márcia também falou sobre a instalação das câmeras nos campi, a colocação das cadeiras de observação nos estacionamentos e o lançamento da campanha Segurança se faz em comunidade.

Outro informe foi em relação à sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Fizemos um grande movimento, nas universidades, associações, institutos de pesquisa para que não houvesse vetos na área de educação. Conseguimos, mas precisamos acompanhar os desdobramentos no Projeto de Lei Orçamentária que está indo para o Congresso”, disse.