HOMENAGEM

Evento tradicional reconhece os feitos de quem completa 25 anos de efetivo exercício na Universidade de Brasília

Professor homenageado, maestro David Junker cantou o hino nacional acompanhado do flautista Pedro Jorge, na cerimônia Prata da Casa 2017. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A tarde desta quinta-feira (19) foi marcada por homenagens em reconhecimento à dedicação de 82 servidores – docentes e técnico-administrativos – que completaram 25 anos de serviços prestados à UnB. Os agraciados nesta edição do Prata da Casa, que aconteceu no Centro de Excelência em Turismo (CET), atingiram a marca entre abril de 2016 e março de 2017, ou já haviam alcançado o feito, anteriormente, sem serem contemplados.

Eles receberam a honraria pelas mãos da reitora Márcia Abrahão e do decano em exercício do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), Fábio do Vale. "Vocês são a nossa prata e o nosso ouro. Neste dia, não é a Universidade que homenageia vocês, ela se sente homenageada pela presença e pelo trabalho ao longo destes 25 anos", disse a reitora. "Num momento em que a instituição sofre efeitos da crise política e econômica, vocês representam nossa esperança", complementou, afirmando que os servidores abrilhantam a UnB.

O decano Fábio do Vale reiterou ser um privilégio para a instituição contar com profissionais dedicados. “Me sinto imensamente honrado por vocês estarem aqui hoje, e em poder reconhecê-los como Prata da Casa, há 25 anos ajudando a construir a Universidade de Brasília”, declarou.

Uma das homenageadas, a assistente em administração Fátima Pereira, lotada atualmente no Hospital Universitário, disse estar lisonjeada. “Eu fiquei feliz, porque uma homenagem é sempre uma coisa muito importante na vida da gente. Para mim foram ótimos esses anos dentro da UnB. É um lugar muito bom para trabalhar.”

Amilton Alves, Fátima Pereira e Valgmar Lopes: servidores laureados no Prata da Casa 2017. Foto: Amália Gonçalves/Secom unB

No início da solenidade, o hino nacional brasileiro foi executado pelo maestro e professor homenageado David Junker, que cantou acompanhado do flautista Pedro Jorge. A cerimônia foi um momento de confraternização e alegria, no qual colegas e familiares de servidores puderam prestigiá-los.

Amilton Alves, servidor aposentado da Secretaria de Comunicação (Secom), conta como é válida a homenagem aos trabalhadores da instituição.

“São pessoas que dedicam sua vida à Universidade, que trabalham pela instituição e estão sempre desenvolvendo projetos”, disse. "Durante esses anos, pude perceber o quanto a UnB ainda tem para melhorar, o quanto precisa valorizar seu quadro profissional. Mas é bom ver que a instituição tem seguido esse caminho”, observou.

Em meio à satisfação pelo reconhecimento, o assistente em administração do Programa de Pós-Graduação em Direito Valgmar Lopes também destacou a necessidade de ações estimulantes para a carreira dos servidores.

“A Universidade poderia investir mais em questões ligadas à graduação de alguns profissionais, que são técnicos de nível médio e não têm acesso ao ensino superior. É bom termos editais de mestrado abertos, mas é preciso ser mais abrangente, para que o servidor se sinta incentivado a vestir a camisa e permanecer na instituição”, considera.

PRATA DA CASA Criado em 1999, o evento homenageia, ano após ano, servidores que completam duas décadas e meia de dedicação à Universidade de Brasília. A cerimônia é promovida pela Reitoria com organização e realização da Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade/DGP).

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.