INSTITUCIONAL

Instrumento é utilizado para prestação de contas a órgãos fiscalizadores e transparência quanto aos resultados da instituição

Imagem de capa do Relatório de Gestão: Informações Consolidadas. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

As informações sobre o desempenho da Universidade de Brasília no ano de 2016 estão disponíveis no Relatório de Gestão, elaborado pela equipe da Diretoria de Planejamento do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). O documento traz um panorama sobre o desempenho da UnB nos indicadores da instituição e do Tribunal de Contas da União e nos principais rankings, a partir de dados coletados em 21 unidades acadêmicas e administrativas.

Segundo a diretora de Planejamento do DPO, Kátia Silva, além de ser um instrumento de prestação de contas aos órgãos de controle e fiscalização da União, o relatório também cumpre o propósito de oferecer à comunidade interna e externa à UnB transparência sobre os resultados alcançados pela instituição. “É interessante que toda a comunidade universitária leia o relatório para conhecer como a Universidade se comportou no último ano e quais foram os resultados”, afirma.

Para tornar as informações mais acessíveis, neste ano foi publicado pela primeira vez o Relatório de Gestão 2016: Informações Consolidadas. Em formato mais dinâmico, ele traz um resumo das principais conclusões do relatório geral, com gráficos e imagens para facilitar a interpretação dos leitores.

>> Acesse os relatórios do DPO

RESULTADOS – A compilação disponibiliza informações gerais sobre a Universidade no que tange sua estrutura organizacional, macroprocessos e atribuições de ensino, pesquisa e extensão, bem como sobre diversas áreas de gestão. Sendo elas: planejamento organizacional, desempenho orçamentário e financeiro, indicadores de desempenho, estrutura de governança, riscos e controles internos, gestão de pessoas, ambiental, patrimonial e de tecnologias da informação, além de relacionamento com a sociedade.

Os indicadores de qualidade estão entre os destaques positivos da instituição. O Ministério da Educação divulgou no início deste ano o Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC) referente a 2015. A UnB recebeu nota 5, conceito máximo na avaliação, realizada na graduação e pós-graduação. Com o bom resultado, a Universidade ficou entre as 11 melhores instituições de ensino superior brasileiras.

Para decana do DPO, Denise Imbroisi, desempenho da UnB em rankings, implantação do SEI e ampliação do quadro de servidores são pontos positivos de 2016. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Também se mostrou bem-sucedida a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta utilizada na gestão de documentos e na execução dos fluxos de trabalho. A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, considera que a regulamentação do sistema trouxe aos processos realizados na UnB maior agilidade e transparência, além de ter contribuído para a redução do uso do papel e de recursos para impressão como estratégia para incentivar a sustentabilidade.

Quanto à gestão de pessoas, o ano passado foi marcado pela ampliação da força de trabalho efetivo, com o ingresso de 850 novos técnicos administrativos. “Finalizamos 2016 com 5.665 servidores efetivos, incluindo docentes. A UnB também investiu em capacitação e qualificação: foram beneficiados 2.850 servidores”, ressalta Denise sobre os impactos para a área.

O Relatório de Gestão 2016 retrata ainda a ampliação dos serviços de atendimento à comunidade e da avaliação quanto à satisfação desses serviços.  “A Ouvidoria contabilizou 1.303 registros de manifestações – 434 a mais que em 2015 – e o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) recebeu 412 solicitações de informações dos usuários”, enumera a decana. O documento disponibiliza também os resultados da pesquisa de satisfação quanto ao cardápio oferecido no Restaurante Universitário. Realizada com a comunidade dos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Fazenda Água Limpa, a consulta constatou que mais de 70% dos usuários consideram ótimo ou muito bom o cardápio servido nas três refeições diárias em relação a apresentação, sabor, temperatura e variedade. Não foi realizada pesquisa no RU do campus de Planaltina.

Confira dados obtidos:

Mais de 70% dos usuários consideram ótimo ou muito bom o cardápio do RU nas três refeições diárias. Fonte: Relatório de Gestão: Informações Consolidadas/DPO

ORÇAMENTO – De acordo com o relatório, o contingenciamento dos recursos repassados pelo governo federal, em 2016, trouxe dificuldades no pagamento de despesas e na programação orçamentária das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. Além disso, houve queda acentuada no último ano na captação de recursos próprios.

Denise Imbroisi menciona os esforços para contornar a situação, ainda classificada por ela como preocupante. “As dificuldades orçamentárias estão sendo enfrentadas com adoção de medidas para a racionalização dos gastos públicos”, afirma a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da UnB.