INFORME

Reitoria se manifesta sobre tentativa de diálogo com estudantes

Desde o início do processo de ocupação na Universidade de Brasília, a Administração Superior tem dialogado com os estudantes para garantir a realização das atividades essenciais da instituição. Por meio da Comissão de Negociação, composta por membros da Administração e por diretores de faculdades, foi solicitado acesso livre dos servidores às unidades administrativas imprescindíveis para a realização de serviços como pagamento de folha salarial e de bolsas, empenhos, compras e concursos. Após longo processo de negociação, os estudantes rejeitaram a proposta da Comissão.

No final da terça-feira (8), o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) informou à Comissão que havia feito um acordo com os alunos, com garantia de livre acesso dos servidores, sem constrangimento, aos seus locais de trabalho, para a realização das atividades essenciais. A Reitoria entrou em contato com a coordenação-geral do sindicato, que confirmou o acordo. Conforme combinado, na manhã desta quarta-feira (9), os servidores comparecem à Reitoria. No entanto, foram surpreendidos com o não cumprimento do acordo previamente firmado.

Diante desta situação, a Administração Superior intensificou os esforços, em conjunto com os servidores técnicos e docentes, e conseguiu viabilizar o processamento da folha salarial, em outro local. No entanto, os demais processos administrativos, como nomeações de servidores docentes e técnicos, bolsa de alunos (Pibic, PNAES, pós-graduação, extensão, estágios, monitoria), licitações e compras continuam seriamente comprometidos.

A Administração Superior da Universidade de Brasília reforça, mais uma vez, a intenção de manter o diálogo com os estudantes e assegurar o livre acesso dos servidores, sem constrangimento, aos seus locais de trabalho.

A Reitoria repudia, ainda, qualquer ilação mentirosa envolvendo seus membros e segue empenhada em viabilizar a realização dos serviços essenciais.

Brasília, 10 de novembro de 2016

Reitoria da Universidade de Brasília