DIVERSIDADE

Evento de promoção da cultura indígena ocorre de 24 a 28 de outubro, na Maloca

Divulgação

Na próxima semana, a Universidade de Brasília recebe o II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (II FNEEI). O encontro vai discutir financiamento, sistema próprio de educação e criação da universidade indígena. Além disso, tem como objetivo disseminar a cultura dos povos indígenas brasileiros. As inscrições podem ser feitas nos dias e no local do evento, a partir de 8h de segunda-feira (24).

Serão promovidas discussões, reuniões políticas e apresentações culturais. Na Maloca, estruturas como casa de farinha, casa da pesca, local de informações sobre plantas medicinais, espaço para benzedeiras e para artesanatos estarão disponíveis para visitação.

“A UnB foi escolhida como sede por já possuir o espaço  de discussão da causa indígena, a Maloca. A Diretoria da Diversidade da Universidade de Brasília (DIV/DAC) trabalha com essa população e tem a intenção de propagar essa diversidade na UnB. A intenção é que a diversidade alcance também o mercado de trabalho”, explica servidora membro da DIV, Cláudia Renot.

Durante o evento, será realizada a I Mostra Viva da Diversidade Cultural Indígena do Brasil, com o intuito de dar visibilidade à cultura indígena e combater o preconceito e o racismo, além de chamar atenção das instituições governamentais para a necessidade da valorização da diversidade como vantagem pedagógica e construção de uma cultura de paz e tolerância.

A expectativa é de que cerca de 300 indígenas, de mais de 100 povos, estejam presentes. Também participam professores, comunicadores indígenas, mestrandos e doutorandos da área. Aproximadamente 600 pessoas já estão confirmadas para o evento. Além das atividades na UnB, estão previstas várias mobilizações em pontos importantes de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios e Embaixadas.

O II FNEEI tem como tema Infância, educação e diversidade cultural brasileira e tem como organizadores a Universidade de Brasília, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o próprio Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, entre outros parceiros.

O FÓRUM – O Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena é uma atividade permanente e tem como objetivo participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação para os povos indígenas. Além disso, a organização também avalia a implementação de conferências nacionais de educação escolar indígena e de conferências nacionais.

A organização também visa acompanhar a tramitação no Congresso Nacional de projetos legislativos referentes à política nacional de educação para os povos indígenas e os impactos da implementação do Plano Nacional, dos Planos Estaduais e dos Planos Municipais de Educação.