INTEGRAÇÃO

Universidade de Brasília e Banco de Desenvolvimento da América Latina assinam termo de cooperação para futuras parcerias

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

A Universidade de Brasília e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) assinaram nesta terça-feira (23) um acordo de cooperação que englobará futuras parcerias entre as instituições.

 

A primeira ação conjunta deve acontecer no segundo semestre de 2015, de acordo com o representante do CAF no Brasil, Victor Rico. “Planejamos realizar um encontro para promover a troca de ideias entre gestores públicos e estudantes sobre o desenvolvimento na região”, explicou.

 

“No futuro, há espaço para pensarmos em cursos e outras formas de estimular a pesquisa e a inovação no campo da integração e da melhoria da qualidade de vida na região”.

 

O reitor da UnB, Ivan Camargo, salientou que a oportunidade abre um amplo campo de atuação para a aproximação dos estudantes com o conhecimento produzido na América Latina. “Temos em Brasília a vantagem de estarmos próximos de muitas embaixadas, o que pode facilitar ainda mais esse processo de conhecer melhor nossos países vizinhos”, afirmou.

 

O CAF possui acordos semelhantes no Brasil com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com a Universidade de São Paulo (USP).

Como um banco de desenvolvimento representativo na América Latina, o CAF leva adiante uma intensa agenda de relações institucionais em escala regional e global. A instituição tem se posicionado como um ambiente de promoção do debate regional e global e de geração de conhecimento sobre os temas de desenvolvimento na América Latina, uma vez que mantém vinculações com os mais prestigiosos centros de pensamento e instituições acadêmicas do planeta.

SOBRE O CAF – O Banco de Desenvolvimento da América Latina tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável e a integração regional por meio do financiamento de projetos dos setores público e privado, do fornecimento de cooperação técnica e de outros serviços especializados. Fundado em 1970 e formado atualmente por 19 países – 17 da América Latina e do Caribe junto com Espanha e Portugal – e 14 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e uma fonte importante de conhecimento para a região. Mais informação em www.caf.com.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.