INTERNACIONAL

Seminário do Grupo Coimbra reuniu representantes de governos e instituições de educação e pesquisa de mais de 35 países

A Universidade de Brasília participou da XI Assembleia Geral e X Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), em Budapeste, na Hungria. Parceria do GCUB com a Conferência de Reitores Húngaros, o evento aconteceu na última semana de setembro e reuniu representantes de governos e de instituições de educação superior e pesquisa de mais de 35 países, dos cinco continentes.

“A UnB vem em um movimento de ampliar suas relações interinstitucionais, com foco na internacionalização. Uma das medidas recentes foi o fortalecimento de nossa parceria com o Grupo Coimbra”, contextualizou a reitora Márcia Abrahão, que representou a UnB no evento. O tema central do seminário foi Universidades Globais no Século XXI: Características, Tendências e Principais Desafios.

Representantes do Grupo Coimbra, da Conferência de Reitores Húngaros e da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. Foto: Arquivo pessoal

“Nossos seminários anuais permitem a discussão de importantes temas relacionados à internacionalização, além de ampla troca de experiências e possibilidades entre as instituições participantes”, resume a diretora executiva do GCUB, Rossana Valéria de Souza e Silva.

Durante o encontro, o GCUB assinou três acordos de cooperação internacional: dois com universidades húngaras e um com uma instituição de ensino indiana. “Também tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre programas húngaros que oferecem bolsas para estudantes brasileiros”, acrescenta Rossana.

A reitora da UnB falou em uma das sessões plenárias do evento sobre oportunidades, colaborações e impacto regional das universidades. “Mencionei a Semana Universitária, o maior evento do nosso calendário acadêmico, que estreou novo formato neste ano, com sucesso. Também falei sobre nossos projetos e parcerias nacionais e internacionais e sobre a melhora da nossa posição no ranking THE, divulgado recentemente.” Durante o seminário, Márcia assumiu o cargo de primeira vice-presidente do Grupo Coimbra, para mandato de dois anos.

MOBILIDADE Em 2017, a UnB aderiu ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec), do GCUB e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Neste ano, ofereceu duas bolsas de estudos para estudantes estrangeiros. Em 2019, a quantidade de bolsas chegará a 36, sendo 23 de mestrado e 13 de doutorado.

Reitora Márcia Abrahão representou UnB em evento internacional. Foto: Arquivo pessoal

Um dos objetivos é atingir a meta de ter 15% de estudantes estrangeiros na Universidade de Brasília, índice comum em instituições de ensino superior de nível internacional.

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 2008. Atualmente integrado por 83 instituições brasileiras de educação superior, o GCUB tem sede administrativa na Universidade de Brasília.

Além das cooperações internacionais, a iniciativa é apoiada pelo Ministério da Educação, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e pelo Ministério das Relações Exteriores.