INTERNACIONAL

Bolsas são concedidas todos os anos pelo governo inglês. Inscrições para próxima seleção vão até novembro

Foto: Arquivo Pessoal

Ex-aluna de Educação Física da UnB, Olga Correia está na Inglaterra para cursar o mestrado em Gestão do Esporte, durante um ano, na Loughborough University. A viagem é financiada pelo governo britânico que, todos os anos, seleciona interessados em se especializar em uma universidade do país por meio do programa Chevening.

"Escolhi a Inglaterra porque Londres foi sede das Olimpíadas em 2012 e exporta projetos, inclusive para o Brasil", explica. "Fiquei feliz em saber que havia bolsas de estudo nessa área, pois a maioria é para engenharia e tecnologia”.

Segundo a jovem de 27 anos, a experiência em outro país e a qualificação podem ajudar em sua carreira. "Trabalho no Ministério do Esporte e espero, na volta, me inserir mais estrategicamente nas atividades que participo", anima-se.

"Tenho mestrado na área pela UnB, mas queria uma experiência que me desse visão de mercado. O curso será uma imersão num sistema avançado de gestão do esporte espetáculo”.

Para quem deseja concorrer a uma bolsa, Olga dá algumas dicas. A primeira é ter paciência. "O processo seletivo possui várias etapas e leva quase um ano", conta. Ela fez inscrição em novembro do ano passado, após receber resposta de três universidades. Em março deste ano, foi chamada para entrevista na embaixada. O resultado da seleção saiu em julho.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter boa nota no exame de proficiência em inglês (Ielts) e experiência profissional de dois anos. "Valem estágios e trabalhos voluntários", aponta.

“O Chevening é mais que um programa de bolsas de estudo. É uma rede global de networking que busca pessoas capazes de fazer a diferença em suas áreas de atuação”, diz.

A ex-aluna da UnB recomenda que o candidato trace planos e objetivos para os próximos cinco ou dez anos, postura que ajuda na hora da entrevista.

SELEÇÃO 2016-17 - Estudantes interessados em concorrer a uma bolsa Chevening podem se inscrever no site do programa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até novembro.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.