Encontro discute, de 11 a 13 de maio, desafios e desigualdades impostos ao exercício da democracia

A Universidade de Brasília realiza, de 11 a 13 de maio, o III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades. O evento é resultado dos trabalhos e discussões do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê) e coordenado pelos professores Flávia Biroli, Luis Felipe Miguel, Danusa Marques, Carlos Machado e Thiago Trindade do Instituto de Ciência Política (IPOL/UnB).

Mais de 30 trabalhos serão apresentados nos Grupos de Trabalho (GTs) que discutirão: Desigualdades de gênero e de raça Desigualdades, participação e representação ; Democracia, trabalho e desigualdade de classe e ; Desigualdades e teoria democrática. Assim, de quarta a sexta-feira, estarão em pauta reflexões teóricas e investigações empíricas sobre os desafios que as desigualdades sociais impõem ao exercício da democracia.

A abertura do Simpósio será nesta quarta-feira (11) às 8h30, seguida do primeiro debate sobre Desigualdades e política no Brasil, com os professores André Singer (USP) e Fábio Wanderley Reis (UFMG).

Na quinta-feira (12), às 9h, Flávia Biroli (UnB), Bila Sorj (UFRJ) e Aurora Vergara-Figueroa (ICESI/Colômbia) debatem Classe, gênero e raça: convergências na reprodução das desigualdades. E depois, às 18h30, O conceito de classe na discussão sobre desigualdades e democracia será o tema apresentado por Alvaro Bianchi (Unicamp) e Danilo Enrico Martuscelli (UFFS).

A última mesa de discussões será na sexta-feira (13), às 9h, com Luis Felipe Miguel (UnB), Álvaro de Vita (USP) e Céli Regina Jardim Pinto (UFRGS) abordando Democracia e desigualdades na teoria política.

Lançamentos - A partir das 18h, na quinta-feira (12), estão previstos ainda os lançamentos das seguintes publicações:

- Antônio José Escobar Brussi. Semiperiferia: uma revisitação. Brasília: Ed. da UnB, 2015.
- Danilo Enrico Martuscelli. Crises políticas e capitalismo neoliberal no Brasil. Curitiba: Ed. CRV, 2015.
- Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel (orgs.). Aborto e Democracia. São Paulo: Editora Alameda, 2016.
- Lídia de Oliveira Xavier e Carlos F. Domínguez (orgs.). Direitos Humanos, Cidadania e Violência no Brasil: Estudos Interdisciplinares (volume 4), Curitiba: Editora CRV, 2016.
- Lídia de Oliveira Xavier e Carlos F. Domínguez (orgs.). Cidadania, Direitos Humanos e Políticas Públicas no Brasil: Estudos e pesquisas pós-graduadas (volume 1), Curitiba: Editora CRV, 2016.
- Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (org.). Educação, mulheres, gênero e violência. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

Todas as atividades acontecerão no Instituto de Ciência Política (IPOL/UnB).

Acesse a programação e as informações completas do evento www.sndd2016.eventos.dype.com.br