COMUNICADO

O objetivo do diagnóstico é padronizar os documentos produzidos pela Universidade para poder recuperá-los a longo prazo e elaborar estratégias de ação para as intervenções necessárias.

 

O Arquivo Central (ACE) da Universidade de Brasília desenvolve, desde o final do ano passado, o Diagnóstico Situacional dos Documentos de Arquivo da UnB. O diagnóstico refere-se à produção de documentos, usos, condições de guarda, dimensão dos arquivos e acesso aos documentos.

 

Dentre os objetivos do diagnóstico constam conhecer o perfil dos colaboradores responsáveis pela documentação das unidades; identificar e dimensionar a massa documental acumulada e as atividades arquivísticas desenvolvidas nas unidades, a organização do acervo e os instrumentos de busca e recuperação da informação utilizados.

 

A equipe da ACE está agendando as visitas, por meio de memorando, e pede o apoio e a colaboração das unidades acadêmicas e administrativas para que indiquem um Servidor para acompanhar o trabalho dos arquivistas, que possa prestar as informações necessárias durante a visita.

 

Segundo Cynthia Roncaglio, diretora do ACE, já existe uma lei federal que determina a implementação da gestão de documentos nos órgãos federais. “A Universidade de Brasília como Instituição Federal de Ensino Superior deve se adequar à Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos.”

 

Desde o ano passado foram visitadas 68 unidades da Universidade. O resultado do diagnóstico permitirá detectar a atual realidade dos arquivos setoriais da UnB e fundamentará as estratégias de ação do ACE quanto à maneira mais adequada de implementar a gestão de documentos na Universidade.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.