INFORME

Administração superior ressalta o pluralismo de ideias e o convívio democrático como valores fundamentais da Universidade

 

À comunidade universitária, 

Nos últimos meses, a Universidade de Brasília vem sendo alvo de uma série de atos de vandalismo e mensagens ameaçadoras. Pichações, mutilação de livros sobre direitos humanos e destruição de cartazes de uma exposição dos estudantes do curso de graduação em Museologia foram alguns dos atos que fizeram parte dessa ofensiva contra a Universidade, gerando manifestações de preocupação por parte de docentes, estudantes e técnicos. 

Esses lamentáveis eventos, associados ao anúncio de um ato político na tarde de segunda-feira (29), que afirmava que “a Universidade não é lugar de comunistas” exigiram que a Administração Superior tomasse providências firmes e imediatas para garantia da integridade da comunidade acadêmica. Para tanto, foram contatadas a Secretaria de Segurança Pública do DF e a Polícia Federal, que se colocaram a postos caso houvesse necessidade de intervenção. A Administração também solicitou à Advocacia-Geral da União (AGU) que propusesse, junto ao Poder Judiciário, medida cautelar preventiva com vistas a garantir a segurança de todas as pessoas que circulam pela UnB. 

Felizmente, o ato não demandou qualquer ação por parte das forças de segurança, senão o acompanhamento dos manifestantes, à distância, para evitar confrontos entre grupos com posições divergentes. Não houve suspensão das atividades acadêmicas e administrativas da UnB, que transcorreram sem incidentes.

A Administração Superior da UnB não pode deixar de manifestar repúdio aos atos de vandalismo, intolerância e violência ocorridos. Tais atos não são admissíveis em uma instituição plural por excelência, dedicada a formar cidadãos para o exercício democrático. 

A Administração apela à comunidade acadêmica para que preserve o respeito à diversidade e à liberdade (de cátedra, opinião e expressão), bem como a autonomia universitária. Esses são, afinal, princípios fundamentais ao cumprimento da missão institucional da UnB.

Márcia Abrahão
Reitora

Enrique Huelva
Vice-Reitor

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.