NOTA PÚBLICA

Durante reunião do Conselho Pleno da Andifes, reitores se pronunciaram sobre falta de verba nas universidades

Reitores de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) manifestaram preocupação com recursos para assistência estudantil e restaurantes universitários.

O tema da manutenção dos programas de assistência estudantil e de restaurantes dentro de universidades foi tratado durante a 115ª reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

O presidente da Andifes, reitor Emmanuel Tourinho (UFPA), explicou que a associação tem reiteradamente levado ao Ministério da Educação (MEC) a questão do congelamento de recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

"Toda vez que vamos ao MEC, apresentamos as questões da assistência estudantil. Não há dúvida de que existe a necessidade de recursos adicionais para que as políticas assistenciais e de inclusão tenham continuidade nas universidades. O que mais insistimos no ano passado foi o problema do Pnaes. A ampliação do recurso do Pnaes sempre era retirada da pauta".

O secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino, disse que a associação se mantém empenhada na busca por mais recursos para a assistência estudantil. "O diálogo com o MEC sobre essa temática é constante. Vamos continuar buscando a interlocução para encontrar uma solução viável para os recursos referentes ao Pnaes. Isso sempre foi prioridade da Andifes", afirmou.

Reitores de várias Ifes do país manifestaram-se a respeito do tema. A íntegra da nota está disponível na página da Andifes.