SERVIÇO

Exigência do governo federal prevê preenchimento de formulário para serviços e operações no exterior que produzam variações de patrimônio

 

A Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF) informa à comunidade acadêmica que todas as remessas enviadas ao exterior deverão seguir o procedimento da declaração do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv).

 

A medida é uma exigência da Receita Federal e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

Para o cadastro das informações no sistema, é necessário encaminhar os seguintes dados, que constarão no formulário Siscoserv, desenvolvido pela DCF:

  1. Nome da empresa contratada – residente ou domiciliado no exterior contratado para prestar o serviço.
  2. NIF – é o número de identificação fiscal do prestador, geralmente identificado na Invoice. Trata-se de uma sigla genérica que identifica o código fiscal da empresa. Cada país possui sigla diferente, exemplo: Brasil=CNPJ; EUA=EIN; Portugal=NIF ou NIPC; México=RFC.
  3. Moeda contratada – identifica a moeda da transação comercial.
  4. Valor pago – é o valor da operação conforme a moeda do país da empresa contratada.
  5. Endereço da contratante – endereço completo do prestador do serviço.
  6. País da prestação do serviço – país em que foi desenvolvido o serviço.
  7. Serviço prestado por subcontratação de pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no Brasil – define se a empresa contratada no exterior subcontratou o serviço de pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no Brasil.
  8. Descrição do serviço contratado – breve resumo do serviço que está sendo adquirido.
  9. Data de início da prestação do serviço – data que iniciou a prestação do serviço adquirido.
  10. Data de conclusão da prestação do serviço – data que foi ou será concluída a prestação do serviço adquirido.

 

O documento deverá ser enviado à DCF juntamente com o processo de solicitação de pagamento.

 

Conforme o manual informatizado do Siscoserv, também estão obrigados a efetuar registro os órgãos da administração pública, direta e indireta, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

 


Operação envolvendo gastos pessoais no exterior
por pessoas físicas residentes no Brasil

 

Os gastos pessoais no exterior de pessoas físicas residentes no País, em operações de valor superior a US$ 30.000,00 (trinta mil dólares dos Estados Unidos da América), ou o equivalente em outra moeda, no mês, relativas à aquisição de serviços, intangíveis e outras operações que produzem variação no patrimônio, devem ser registrados pela pessoa física pelos seus montantes acumulados mensalmente.

 

 

NORMATIZAÇÃO - A Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, em seus artigos 25 a 27, institui a obrigação de prestar ao MDIC, para fins econômico-comerciais, informações relativas às transações entre residentes ou domiciliados no país e residentes ou domiciliados no exterior que compreendam serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das jurídicas ou dos entes despersonalizados.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.