INTERAÇÃO

Evento reuniu professores de escolas do DF e da UnB durante dois dias

A integração e a coparticipação entre os ensinos fundamental e médio com a Universidade é um dos pilares do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) desde sua criação, em 1996. Essa diretriz pôde ser acompanhada no evento de comemoração dos 20 anos do Programa, realizado nos dias 20 e 21 de setembro.

Em parceria com o Cebraspe, a UnB realizou o Simpósio 20 anos do PAS/UnB: compartilhando experiências das escolas, com a presença de professores de escolas públicas e privadas e de docentes da UnB. Mesas-redondas e palestras foram os destaques do encontro, que abriu espaço para que as instituições de ensino mostrassem suas vivências com os estudantes relacionadas ao Programa.

Os participantes compartilharam e discutiram projetos, trabalhos e atividades desenvolvidas no âmbito escolar que buscaram demonstrar e enfatizar as orientações presentes na Matriz de Referência do PAS/UnB e os conceitos básicos da seleção: a interdisciplinaridade e a contextualização dos conhecimentos.

De acordo com o Professor Rogério Basali, supervisor de Interação Educacional do Cebraspe e organizador do simpósio, o evento atingiu o objetivo: “Foi um momento de observar a riqueza das atividades das escolas, em um trabalho de sensibilização dos estudantes para essa oportunidade única que é o PAS”, comentou durante o evento. Para ele, “o Programa evidencia que é possível democratizar o acesso ao ensino superior e valorizar o estudante e a educação”, pontuou.

EXPERIÊNCIAS – Escolas e professores puderam submeter projetos para apresentação durante o Simpósio. A participação dos docentes, especialmente nos debates, foi intensa. Presente durante o encerramento, o reitor da UnB, Ivan Camargo, ressaltou os avanços na instituição trazidos pela implementação do PAS/UnB, que podem ser vistos com cada vez mais clareza olhando-se para os últimos vinte anos.

“Há algum tempo, a UnB já observa que os estudantes que ingressam pelo PAS são os melhores. Dessa forma, buscamos aumentar o número de vagas para o Programa porque temos a convicção de que isso melhorará o ensino, tanto o da Universidade quanto o das escolas, por meio da integração e dessa troca de experiências tão profícua, como está sendo demonstrado nesse simpósio”, afirmou o Reitor.

O reitor também aproveitou o momento para homenagear o professor Lauro Morhy, um dos fundadores do PAS/UnB e que faleceu recentemente. “É graças a professores como vocês, das escolas de ensino fundamental e médio, e a pessoas como Lauro, que o PAS é um projeto vitorioso: a dedicação aos alunos por meio de atividades e vivências é o que os motivam a aprender”, concluiu Ivan.