Divulgada lista com 4.058 aprovados em primeira chamada para o Vestibular 2016

Foto: Beatriz Ferraz/ Secom UnB

Expectativa, ansiedade, correria, alegria, tinta, farinha, ovos e batuque de tambores. Hoje é dia de festa na Universidade de Brasília. Na lista de aprovados para o Vestibular 2016, há 4.058 nomes divulgados. Ao todo, 21.522 candidatos concorreram a 4.212 vagas ofertadas para 98 cursos de graduação nos quatro campi da Universidade. A lista pode ser conferida no site do Cespe, a banca realizadora do certame, e nos campi da instituição.

Além do Distrito Federal, as provas – realizadas nos dias 4 e 5 de junho – foram aplicadas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Na ocasião, os candidatos resolveram questões de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Matemática. Tiveram também de redigir redação sobre o tema Guerras: derrota para a humanidade.

Jonathan Monteiro, 19 anos, foi aprovado em Ciências Naturais. “Achei a prova de Biologia difícil e a de Matemática também. Meu plano agora para a graduação é me dedicar bastante, diferentemente do que eu fiz durante o Ensino Médio”, disse.

Agata Costa Coelho, 20 anos, passou para o curso mais concorrido: Medicina, com 126,89 candidatos por vaga. Após três semestres no curso de Biotecnologia, a estudante resolveu tentar nova graduação. “Não tinha a menor expectativa de passar. Fiquei muito surpresa”, conta.

Carla Nunes da Silveira, 24 anos, foi aprovada para o curso de Letras/Português. “Não estou acreditando. É uma alegria inexplicável”. Brasiliense, a estudante, oriunda de escola pública, tem grandes planos para a educação brasileira. “Quero mudar a área de ensino no Brasil”, afirma.

Carla Nunes foi aprovada em Letras/Português. Foto: Luis Gustavo Prado. Secom UnB

SISUnB - Pela primeira vez, a UnB colocou em prática o Sistema Informatizado de Seleção dos Cursos de Graduação da UnB (SISUnB). A nova ferramenta, inspirada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), tornou possível a troca da pré-opção de curso feita no ato da inscrição. A mudança foi realizada durante dois dias, 8 e 9 de julho, logo após a divulgação do desempenho individual do candidato e do cálculo da nota de corte para a classificação por cursos. Com esses dados, os aprovados puderam alterar a opção inicial de graduação, de turno e de campus. Foram contabilizados 17.729 acessos no SISUnB e 5.628 mudanças de curso.

Segundo a professora Nilce Santos de Melo, diretora de Gestão de Informação do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), já é possível notar que o Sistema traz, como consequência, queda no número de vagas remanescentes, em virtude do melhor uso da oferta. “Houve redução de cerca de 50% dessas vagas. O estudante faz a opção com base em informações mais aprofundadas, mais consciente e eficaz”, afirma. “Neste primeiro momento, a avaliação do SISUnB foi positiva. O sistema funcionou bem”, continua. “O SISUnB traz mais transparência ao processo seletivo e uma nova chance ao candidato para repensar sua opção inicial, além de buscar um melhor aproveitamento da ocupação de vagas”, completa.

Allana Rodrigues, 18 anos, foi uma das estudantes a usar o SISUnB. Inicialmente, pretendia cursar Psicologia. Após ter acesso ao resultado individual, mudou a opção para Pedagogia. “Quero muito me apaixonar pelo curso”, comentou.

Allana (à direita) aprovou o novo sistema da UnB, o SISUnB. Foto: Luis Gustavo Prado/ Secom UnB

Os aprovados devem fazer o registro entre os dias 14 e 15 de julho nos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB. O estudante deverá apresentar os dois questionários descritos na Agenda do Calouro, e, ainda, cópia autenticada dos seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio, título de eleitor, CPF e certificado de reservista para candidatos do sexo masculino. Aqueles que foram selecionados para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica deverão apresentar o documento, emitido pelo Cebraspe, dentro do período de validade. A segunda chamada será divulgada na data provável de 19 de julho.

DIVERSA E PLURAL – Pronta para receber os calouros, a UnB lançou hoje nova campanha para reforçar a integração da comunidade acadêmica, por meio de ações continuadas ao longo do semestre. Batizada de Diversa e Plural, a campanha ressalta que a Universidade, por ser centro de conhecimentos, ideias e opiniões, precisa ser livre para ser democrática. E advoga por convívio respeitoso entre diversidade e pluralidade, que tornariam a UnB uma instituição única.

BOAS VINDAS - A Universidade de Brasília lançou hotsite para recepcionar os calouros. Lá, eles encontrarão mensagem do reitor, Ivan Camargo, além de informações sobre a instituição.

A galeria com fotos de hoje pode ser conferida no Flickr da UnB.