ARTE

Projeto Quartas Dramáticas, do Instituto de Letras, está em sua décima edição

Foto: Thaynan Moraes/Divulgação

Alunos da Universidade de Brasília apresentaram, nesta quarta (15), a peça A Marca D’água, dos autores Paulo Sérgio Moraes e Maurício Mendonça. A apresentação faz parte do projeto Quartas Dramáticas, desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Dramaturgia e Crítica Teatral (GDCT).

Todos os atores e técnicos envolvidos na produção do espetáculo teatral são estudantes da UnB, da disciplina Literatura Brasileira e Teatro, ministrada pelo professor André Luís Gomes, do Instituto de Letras (IL/UnB). Segundo o docente, a leitura cênica da peça teatral A Marca D’água foi escolhida por apresentar, de forma sutil e moderna, um drama humano composto de diversos elementos trágicos. Para André Gomes, que também dirige o espetáculo, a experiência de participar de atividades artísticas enriquece e valoriza a formação acadêmica dos estudantes.

PROJETO - Iniciado em 2010, o Quartas Dramáticas é realizado, semestralmente, com o objetivo de divulgar textos teatrais através de leituras cênicas. Obras de autores como Nelson Rodrigues, Chico Buarque e Shakespeare, entre outros, são encenadas de maneira atualizada e criativa. Alunos de mestrado e doutorado da Universidade de Brasília também participam do projeto.

Professor André Gomes estimula estudantes a participarem da experiência teatral. Foto: Thaynan Moraes/Divulgação

SINOPSE DA PEÇA – Na infância, enquanto brincava, Laura sofreu um grave acidente. Aos 40 anos, ela leva uma vida, aparentemente, normal com o marido Jonas, que não percebe as peculiaridades mentais da esposa. Ela vive “mergulhada” entre os delírios das memórias de sua infância e a placidez do cotidiano de um casamento. O percurso da peça ocorre sem linearidade temporal. A reflexão a respeito de fatos inevitáveis, também compõe a temática do espetáculo.

No próximo dia 22, o projeto apresenta ArTorquato, de Antônio Quinet. A peça é baseada na obra do poeta Torquato Neto.

Confira a programação: http://www.quartasdramaticas.blogspot.com/

Quartas Dramáticas