40 ANOS

Especialistas falam sobre técnicas de manejo e controle de doenças no Instituto de Química

 

 

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB


Alunos e professores participaram, entre os dias 7 e 9 de junho, no auditório do Instituto de Química, do I Simpósio de Fitopatologia na UnB. O evento marca as comemorações dos 40 anos do programa de pós-graduação em Fitopatologia.

 

Durante a semana, especialistas como Armando Bergamin Filho (USP), Jaime Maia (Unesp) e Alice Nagata (Embrapa) falaram sobre inovações no manejo de doenças de plantas.

 

“É preciso investir em técnicas de manejo e controle de doenças de plantas”, disse o professor Adalberto Café Filho, um dos organizadores do simpósio. “O cerrado é reserva de biodiversidade e também celeiro de grãos. Mas há sérios problemas ambientais”, destacou.

 

Professores Adalberto Café Filho (esq.) e Danilo Pinho estiveram à frente da organização do evento Foto: J.E. Cares

 

Criada em 1976, a pós-graduação em Fitopatologia é marcada pela cooperação com instituições no Brasil e exterior. “O doutorado em Fitopatologia foi criado em parceria com a Embrapa e quase metade dos egressos da UnB são pesquisadores naquela instituição”, citou Café Filho.

 

“A pós já nasceu internacionalizada”, ressaltou o professor emérito José Carmine Dianese, ao lembrar a vinda de pesquisadores norte-americanos para a UnB na década de 1970.

 

Dianese cumprimentou os eméritos e também pioneiros Elliot Kitajima, Cláudio Lúcio Costa e Francisco Cupertino, presentes na cerimônia de abertura.

 

"Oito professores ajudaram a fundar a pós", citou. "O professor Armando Takatsu está em viagem e Ming-Tien Lin, Chaw Shung Huang e Hasan Bolkan, três PhDs pela Universidade da Califórnia-Davis, moram nos Estados Unidos."

 

Os pioneiros Francisco Cupertino, Elliot Kitajima, Cláudio Lúcio Costa e José Carmine Dianese (esq. para direita) Foto: J.E. Cares

 

“É um prazer saber que a Universidade continua vigorosa, trabalhando em parceria com várias outras instituições”, disse o reitor Ivan Camargo.

 

Estiveram presentes a vice-reitora Sônia Báo, o diretor de Pesquisa, Bergmann Ribeiro, a vice-diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Eliana Pinheiro, o chefe do Departamento de Fitopatologia, Cleber Furlanetto, o coordenador do programa de pós-graduação em Fitopatologia, Juvenil Enrique Cares, entre outros.

 

O evento teve o apoio da FAPDF, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

 

Os autores Renato Resende (esq.), Rita de Cássia Pereira-Carvalho e Érico de Campos Dianese (dir.) com o pioneiro Cláudio Lúcio Costa Foto: J.E. Cares

 

VIROLOGIA VEGETAL – Na ocasião, foi lançado o livro Virologia Vegetal pela Editora UnB. Escrita por diversos autores, a obra é voltada para o ensino de virologia vegetal em cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Agronomia, Biologia e Engenharia Florestal.