OPORTUNIDADE

Coordenadores dos programas de pós-graduação podem inscrever pesquisas até o dia 17 de junho

Estão abertas, até 17 de junho, as inscrições para o Prêmio Capes de Tese 2016, que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em 2015 e artigos científicos derivados. O edital foi publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A iniciativa é composta pelo Prêmio Capes de Tese e pelo Grande Prêmio Capes de Tese. No primeiro, serão agraciados os melhores trabalhos em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação e também pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação. No segundo, serão escolhidas as melhores teses e artigos científicos derivados, subdivididos em três grupos de grandes áreas do conhecimento.

As teses e artigos derivados devem passar por uma pré-seleção interna, nos programas de pós-graduação de cada instituição de Ensino Superior. O coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição da tese e do artigo derivado, que deve ser feita pelo site, até as 18 horas do dia 17 de junho.

REQUISITOS - Para concorrer ao prêmio, as teses devem obrigatoriamente estar disponível na Plataforma Sucupira da Capes, além de ter sido defendida no Brasil, em 2015, e em um programa de pós-graduação que tenha tido, no mínimo, três teses de doutorado defendidas no último ano.

Entre os critérios de avaliação estão originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.

Na última edição do prêmio, a Capes reconheceu sete teses da Universidade de Brasília, foram duas condecorações de Melhor Tese e cinco menções honrosas.