INGRESSO

Informações e detalhes sobre a seleção podem ser consultadas na página do Cespe

Para auxiliar os participantes a compreender como funciona cada etapa do Vestibular da Universidade de Brasília (UnB), o Cespe publicou o Guia do Vestibular 2016. Pelo segundo ano consecutivo, a publicação pretende se consolidar como um meio alternativo de informações para os interessados no processo seletivo da UnB.

O Guia está disponível para consulta na internet. No mesmo link, também é possível acessar o edital do Vestibular, cuja leitura completa é necessária e recomendada, pois o documento oficial da seleção contém todas as regras e procedimentos da seleção. Neste ano, o Guia estará disponível somente em versão digital.

O documento é produzido anualmente pela Gerência Editorial do Centro, assim como o Guia do PAS – o Programa de Avaliação Seriada da UnB. O objetivo é apresentar as informações contidas em edital de forma dinâmica e simples. “O guia foi criado para tornar o edital mais acessível”, comenta o editor e professor José Otávio Guimarães.

A Gerência planeja que a produção do Guia seja periódica, portanto, os participantes do Vestibular podem contar com esse auxílio nas próximas edições. “Este já é o segundo ano que produzimos o Guia. Essa regularidade é importante para que os interessados na seleção possam reconhecer nele um documento para tirar dúvidas”, pontua o professor.

SISUnB – A novidade nesta edição é o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB), que permitirá aos participantes, após conhecerem seus desempenhos nas provas, a alteração da pré-opção de campus/curso/turno feita no momento da inscrição no Vestibular. O Guia também abordou o tema em um capítulo próprio, buscando facilitar a compreensão do novo procedimento.

O Guia do Vestibular dedicou atenção especial ao layout e à diagramação. “Os pontos fortes são os infográficos que criamos, detalhando visualmente como funciona a migração de um candidato dentro dos sistemas ofertados pela UnB, de maneira explicativa”, pontua José Otávio. Na edição de 2016, o professor explica que a Gerência aplicou melhorias. “Aperfeiçoamos o projeto gráfico e outros detalhes, mas mantivemos a identidade”, afirma.

Para o professor, a publicação tem o importante papel de aproximar a Universidade do Ensino Médio, criando uma relação que começa antes da aprovação no Vestibular. No Guia, o candidato também encontra links que o ajudam a escolher o curso que mais se aproxima dos seus objetivos. É uma forma de ajudá-lo a passar por essa etapa com menos dúvidas, entendendo o processo como um todo, para que as decisões tomadas sejam as melhores para os futuros universitários.