SOLENIDADE

Evento contou com presença de personagens históricos da FE. Organizadores preparam livro sobre trajetória da unidade

Seminário 50 anos da Faculdade de Educação
Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A Faculdade de Educação da UnB (FE) completou 50 anos na terça-feira (12). Para comemorar a data, durante todo o dia o Auditório Dois Candangos recebeu as atividades do seminário temático FE 50 anos. Antes da abertura oficial, representantes da administração superior confraternizaram com professores eméritos, servidores e docentes ativos e aposentados da unidade.

"Adorei estar nesta festa, neste auditório histórico. A FE é fundamental na UnB, assim como formar professores é fundamental para o Brasil", declarou o reitor Ivan Camargo.

Presidente da Comissão FE 50 anos, Wivian Weller exaltou relevância histórica da faculdade. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Durante o evento, o público ouviu sobre a história da Faculdade, idealizada por Anísio Teixeira nos primórdios da UnB. Por conta da intervenção militar na Universidade, o projeto de 1963 tornou-se realidade apenas três anos mais tarde. Mesmo assim, a Faculdade de Educação estabeleceu sua posição de vanguarda no ensino nacional.

>> Confira aqui imagens históricas

"Hoje não comemoramos apenas os 50 anos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, mas o aniversário de 50 anos da primeira faculdade de educação do Brasil", frisou a vice-diretora da FE e presidente da Comissão FE 50 anos, Wivian Weller. Ela explicou que antes de 1966 existiam apenas departamentos de educação e cursos de pedagogia em outras instituições pelo país.

Wivian também citou o historiador José Luiz Villar Mella, coordenador do curso noturno de pedagogia, para ressaltar a importância da FE.

"Como bem lembrado pelo professor, o complexo arquitetônico e artístico da Faculdade de Educação foi a primeira construção erguida com objetivo educacional no campus Darcy Ribeiro, uma vez que as edificações anteriores eram destinadas a atividades administrativas", disse.

Primeira diretora da FE, Lady Traldi foi nomeada no mesmo dia da inauguração, há 50 anos. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

PASSADO E PRESENTE – Símbolo da história da FE, a professora aposentada Lady Lina Traldi, primeira diretora da Faculdade, foi aplaudida de pé e fez um discurso que emocionou a plateia.

"Minha nomeação saiu na data de 12 de abril de 1966, quando nasceu nossa Faculdade. Até então nada existia, embora a Universidade como um todo estivesse funcionando desde 1961", contou.

"Hoje vemos que com todos os percalços e dificuldades enfrentados, a Faculdade de Educação cumpre seu destino, de acordo com aquilo que o mestre Anísio Teixeira e eu sempre desejamos para ela: ser um grande centro de excelência em educação", completou.

A logomarca comemorativa pelos 50 anos da FE foi desenvolvida a partir de uma ideia da pioneira, representando duas mãos estilizadas, erguidas para o alto, protegendo a chama do saber, ao mesmo tempo em que faz referência a traços da arquitetura de Brasília.

Além de Lady Traldi, foram homenageadas a primeira secretária da FE, Anna Rosa Simplício, representando os servidores técnico-administrativos da Faculdade, e Glaucia Melasso Garcia, ex-aluna de graduação, como representante dos estudantes que passaram pela FE ao longo de suas cinco décadas.

A Comissão FE 50 anos também prepara um livro sobre a história da Faculdade de Educação. Segundo a diretora da FE, Lívia Freitas, a obra aguarda apenas as fotos do evento comemorativo para ser encaminhada à publicação.

Lívia Freitas ressaltou, na FE de hoje, o trabalho desempenhado na formação de professores em nível local e nacional, exaltou o atual quantitativo de profissionais que atuam na faculdade e afirmou considerar "uma benção" estar à frente da administração.

Ricardo Freire e Danilo Martins encantaram o público durante homenagem à FE
Ricardo Freire e Danilo Martins encantaram o público durante homenagem à FE. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

FLOR AMOROSA – No fim da manhã, o professor do departamento de Música Ricardo Freire e o aluno Danilo Martins executaram um dueto em clarineta e violão.

"Escolhi tocar Flor Amorosa, de Joaquim Callado, porque entendo que esta é a função da FE na UnB. Ela irradia amor e carinho para toda a Universidade", disse Freire sobre a primeira canção.

A segunda foi Carinhoso, de Pixinguinha, que arrancou suspiros do auditório ao ser anunciada. Estudante do 3º semestre de pedagogia, Thainá Masson reforçou que amor e carinho são mesmo sentimentos presentes na cinquentenária faculdade.

"A gentileza com que somos tratados por todos os profissionais que trabalham aqui e a forma como os professores tentam nos passar sua vivência e seu conhecimento são inspiradores. Todos mostram que a paixão pelo que se faz não pode ter fim. A FE é uma das melhores faculdades do país, não apenas a mais antiga", declarou.