VOLTA ÀS AULAS

Palestrantes Marcelo Díaz, Dyarley Viana e João Paulo Barbosa contam um pouco de suas trajetórias e reforçam ideia da campanha #UnBeucuido

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Uma noite para ampliar a reflexão sobre a responsabilidade de cada um na construção de um mundo mais sustentável. Agregando novas perspectivas à campanha #UnBeucuido, o cineasta Marcelo Díaz, a pedagoga Dyarley Viana e o fotógrafo João Paulo Barbosa participaram da cerimônia que recepcionou os calouros do período noturno, nesta segunda-feira (10), no campus Darcy Ribeiro.

“É extremamente importante a academia pensar em sustentabilidade não só do ponto de vista ambiental, mas também numa perspectiva social. Que de vocês (calouros) nasçam pessoas com vontade de transformar a sociedade e de pensar no coletivo”, ponderou Marcelo.

Dyarley Viana, ex-catatora de materiais recicláveis, é protagonista do filme Restrutural, dirigido por Marcelo Díaz. Ela fez questão de exaltar esse olhar sobre o conceito. “Sustentabilidade é ser responsável pelo lixo que você produz, é ter boas relações com as pessoas, é compreender e respeitar o outro, é praticar a inclusão social, é não separar pessoas.”

Cineasta Marcelo Díaz e a pedagoga Dyarley Viana falam sobre sustentabilidade. Foto: Isa Lima/UnB Agência

A produção narra experiências de superação e de trabalho coletivo de pessoas que vivem na Estrutural, cidade a menos de 20 quilômetros do centro de Brasília, que surgiu nas proximidades de um lixão, atualmente considerado o maior da América Latina. O local aguarda a sua desativação definitiva, cumprindo as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Dyarley se formou em Pedagogia e hoje trabalha como educadora, atendendo a crianças e adolescentes em situação de risco. “Tenho muito orgulho de dizer que para chegar à graduação tive que trabalhar durante o dia no aterro, dormir dentro do ônibus, perder algumas aulas. Às vezes eu não conseguia fechar os dedos para segurar a caneta porque dava câimbra. Mas o importante é que eu consegui”, lembra.

TRAJETÓRIA - O fotógrafo João Paulo Barbosa agradeceu a oportunidade de compartilhar seus trabalhos com os estudantes que estão chegando à Universidade. “Sou verdadeiramente um filho da UnB. Minha mãe se formou na primeira turma de Direito, meu pai foi professor e eu tive a sorte de me graduar em História aqui também. É uma honra”, afirma.

Prata da casa: fotógrafo João Paulo Barbosa é formado em História pela UnB. Foto: Isa Lima/UnB Agência

Os trabalhos fotográficos de João Paulo Barbosa foram vistos em mais de 40 países, onde publicou livros e reportagens, principalmente na temática cultural e ambiental. Para os calouros, ele deixa o recado: “a vida está aí pela frente, tem muito o que se fazer, basta se identificarem com algo que toque o coração de vocês e se envolverem com temas que façam seus olhos brilharem”.

O reitor Ivan Camargo ressaltou a diversidade e a cultura da universidade. “Várias pessoas que passaram por aqui estão dando o seu recado e querem mostrar para quem chega a importância da UnB, da formação acadêmica e da vontade de transformar o mundo”.

A mensagem de boas-vindas do decano de Ensino de Graduação, Mauro Luiz Rabelo, foi de acolhida aos calouros. “Estou emocionado. Nós acreditamos em vocês e queremos que façam as suas histórias, sejam protagonistas e se espelhem nos exemplos que foram colocados aqui”.

A apresentação do Grupo da disciplina Prática de Choro fechou a cerimônia. A programação cultural do Boas-vindas continua até o dia 23 de agosto.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.