Graduandos podem se inscrever até 25 de fevereiro para atuar no acolhimento acadêmico de estudantes indígenas, estrangeiros e refugiados

Estão abertas as inscrições para estudantes de graduação que queiram se candidatar a tutores do programa Raízes. A iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) busca favorecer o desenvolvimento acadêmico e a integração social e cultural dos estudantes de graduação provenientes de programas especiais de ingresso (estudantes indígenas, PEC-G e refugiados) na Universidade de Brasília.

Inscrições seguem até 25 de fevereiro. Imagem: Divulgação

O decano do DEG, Sérgio de Freitas, pontua que a estratégia busca facilitar a transição de estudantes que costumam enfrentar dificuldades de adaptação ao ambiente acadêmico e com o idioma. “Acreditamos que o estudante tutor pode se beneficiar muito com essa oportunidade de intercâmbio cultural, além de ajudar no acompanhamento acadêmico dos colegas”, pontua. Sérgio lembra que a atividade de tutoria também proporciona melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, reduzindo índices de evasão e retenção na UnB.

Em 2020, ingressam na graduação 85 novos estudantes indígenas, aprovados em vestibular específico, e seis alunos de PEC-G. Diferentemente das outras edições, desta vez o programa Raízes terá a duração de dois semestres letivos. A decisão foi tomada após a observação dos próprios estudantes de que a duração de dois semestres tornaria o acolhimento e o fortalecimento de vínculos mais efetivos.

>> Acesse aqui o edital

COMO PARTICIPAR Para se candidatar à vaga de tutor no programa Raízes, o graduando precisa estar regularmente matriculado na UnB e ter 12 horas semanais disponíveis para as atividades do projeto. Além disso, é necessário ter completado pelo menos 25% (e no máximo 80%) do curso no qual está matriculado.

O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) deve ser igual ou superior a 3, mas alunos com IRA acima de 3,5 recebem mais pontos neste quesito. Também é exigido dos candidatos que não possuam vínculos empregatícios ou recebam bolsas, com exceção da assistência estudantil.

Há oportunidades para tutores voluntários e bolsistas. Para esses últimos, o valor da bolsa é de R$ 3.200, pago em oito parcelas de R$ 400 durante os oito meses de vigência desta edição do programa (durante férias não há pagamento).

Ao fim da fase de classificação, serão convocados para treinamento 30 tutores bolsistas e 30 tutores voluntários. Cada tutor poderá acompanhar, no máximo, três estudantes. Os convocados passarão por curso, em que serão explicadas as diretrizes do sistema acadêmico e as principais dificuldades pelas quais os acolhidos costumam passar.

As inscrições seguem até 25 de fevereiro. A lista de classificação deve sair no dia 3 de março. O resultado final está previsto para 6 de março e o treinamento e o início das atividades, para 13 de março.