INGRESSO

Obrigatória para garantir vaga na instituição, etapa está mais moderna e eficiente. Mudança já vale para o primeiro semestre letivo de 2020

Até 2019, estudantes tinham que comparecer ao campus para concluir registro acadêmico; agora o processo é 100% on-line. Foto: Secom UnB

A comemoração que se inicia ao ver o próprio nome na lista de convocados para ingresso na UnB fica completa após o registro acadêmico. É nesta etapa que o candidato torna-se oficialmente estudante da instituição, após apresentar documentos e obter o número de matrícula. A novidade é que agora esse procedimento está mais moderno e ágil, sendo realizado 100% on-line. A mudança aplica-se a todos os processos de ingresso na graduação e já vale para o primeiro semestre letivo de 2020.

“É uma forma inovadora de fazer o registro acadêmico na Universidade, com o processo todo on-line. O estudante passa a não ter gastos com deslocamento e impressão de documentos. O impacto é ainda maior para quem reside em outros estados ou está fora da cidade”, avalia Symone Jardim, diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg) do Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB).

Entre janeiro e fevereiro, o registro acadêmico acontece em datas variadas, a depender do processo seletivo. Para aprovados no Acesso Enem, por exemplo, a etapa inicia-se em 7 de fevereiro. O calouro deve ficar atento!

PASSO A PASSO – Para começar, o estudante deve conferir o período de registro acadêmico de acordo com o processo seletivo no qual foi aprovado. A informação consta na Agenda do Calouro do respectivo processo. O estudante aprovado precisa ficar atento para ver quando a Agenda do Calouro do seu processo será disponibilizada.

O primeiro passo do registro é digitalizar e fazer o envio dos documentos exigidos para ingresso. O upload é feito por meio de link específico, disponível na página do processo seletivo no qual o candidato foi aprovado. Já a relação dos documentos obrigatórios consta na Agenda do Calouro.

Após o envio dos documentos, é preciso checar o resultado provisório. Ele informa se o registro foi homologado ou se há pendências na documentação.

Estudantes com registro homologado já se tornam oficialmente vinculados à UnB, obtendo em seguida o número de matrícula. Para estudantes com pendência nos documentos há o período de recurso, quando deve ser reenviada a documentação solicitada. Nestes casos, a informação sobre a homologação do registro vem com o resultado definitivo.

Confira abaixo o passo a passo do registro acadêmico on-line.

Clique na imagem para ampliar. Arte: DEG/UnB

Vale esclarecer que o registro não será homologado em situações em que houver envio de documento errado, falta de documentação, documentos ilegíveis ou foto de má qualidade. Para dar condições ao interessado de realizar os ajustes necessários, o período de recurso sempre ocorrerá em dias úteis.

O candidato que não enviar a documentação exigida dentro do prazo perde direito à vaga na instituição.

AVANÇOS – A inovação no processo é resultado do esforço conjunto entre unidades da UnB, como DEG, Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e Centro de Informática (CPD), com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Chefe de Serviço de Cursos, Currículos e Oferta da SAA, Henrique Soares de Melo destaca ganhos trazidos com a modernização. “A segurança e a integridade do processo, por exemplo, são ainda maiores. Tudo fica registrado no ambiente digital. O processo pode ser auditado do início ao fim”, garante Melo.

Ele esclarece que a validação dos documentos continua a ser efetuada pela equipe da SAA, com a toda movimentação relacionada ao login do servidor responsável pela ação. Já os dados do estudante permanecem assegurados no sistema do Cebraspe.

Symone Jardim acrescenta outros benefícios da mudança. “O registro presencial demandava vários setores da UnB. Era preciso reservar espaços maiores, como os anfiteatros, equipá-los com vários computadores conectados à internet, reforçar segurança nos locais de atendimento, entre outras medidas. Era uma logística grande, com gastos financeiros. Demos um salto enorme em termos de modernização.”

>> Confira o vídeo da UnBTV com o passo a passo do registro acadêmico on-line: