CÁLCULO

Concurso Rei da Derivada foi criado pelo professor Ricardo Frangelli como forma de ajudar os estudantes com a disciplina de cálculo

A Faculdade UnB Gama promove neste fim de semana o concurso Rei da Derivada. Trata-se de uma competição entre 200 estudantes de Engenharia que terão de resolver cálculos de funções. A derivada serve para calcular a inclinação da reta tangente a uma curva. Pode ser aplicada em vários setores, para calcular desde a trajetória de um satélite até o custo mínimo e o lucro máximo de uma empresa.

A competição foi criada pelo professor Ricardo Fragelli como uma forma de despertar o interesse dos alunos. "Se o professor resolve um problema no quadro negro, muitos alunos acabam não prestando atenção", explica Ricardo. "Mas se eles mesmo resolvem, todos prestam atenção, e eu posso usar os erros na minha estratégia pedagógica".

A cada etapa da competição, os estudantes trocam as duplas, e vão se classificando pela pontuação alcançada. Quando sobrarem quatro, eles resolvem o problema individualmente. O que acumular mais pontos será coroado Rei da Derivada.

A taxa de inscrição cobrada foi 10 quilos de alimentos. As duas toneladas arrecadadas serão doadas às vítimas das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro.

A competição começa nesta sexta-feira, no campus do Gama, que funciona no antigo fórum da cidade. No sábado, o concurso continua na sede do Sesc-Gama.

Saiba mais no site www.reidaderivada.com

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.