RANKING

Levantamento da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) 2014/2015 coloca instituição entre as melhores do mundo

A UnB se mantém entre as seiscentas melhores universidades do mundo, segundo a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A medição é realizada anualmente, e desde 2012 Universidade de Brasília subiu oito posições entre as melhores na América Latina, passando da 25ª posição para a 17ª. No ranking nacional a UnB é a décima instituição mais bem posicionada.

Dentre os indicadores adotados pela QS para a medição mundial, a reputação acadêmica tem a maior carga na pontuação, respondendo por 40% do total. Os outros parâmetros são reputação dos empregadores (10%), relação de número de estudantes estrangeiros por faculdade (20%), citações por faculdade (20%), presença de estudantes internacionais (5%) e presença de professores e pesquisadores estrangeiros (5%).

O reitor Ivan Camargo se declara feliz com o posicionamento da UnB, mas não satisfeito. “Temos uma grande equipe, na administração superior e em todas as unidades, plena e constantemente dedicada à qualidade do nosso ensino e pesquisa, e esses rankings nos sinalizam sobre nosso desempenho”, declarou. “Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais”.

A QS pesquisa 3 mil universidades em todo o mundo e classifica as 800 melhores instituições.

Para saber mais:

A metodologia aplicada pela Quacquarelli Symonds para a mensuração em nível mundial

Ranking da Folha mantém UnB entre as melhores do país

UnB sobre quatro posições em ranking de universidades latino-americanas

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.