VOLTA ÀS AULAS

Aula magna com o governador Rodrigo Rollemberg, nesta segunda (9), marca o início da programação. Ao longo da semana, alunos serão recebidos com música, oficinas e exposições

Júlia Seabra/UnB Agência

A Universidade de Brasília está com tudo pronto para reiniciar as aulas e receber os calouros. A semana de boas-vindas se inicia nesta segunda-feira (9), às 9h, no Centro Comunitário Athos Bulcão (campus Darcy Ribeiro) e segue até sexta-feira (13).

Na cerimônia de abertura, será proferida, às 10h, a tradicional aula magna. Neste ano, o convidado é o ex-aluno da UnB e atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

Também na segunda, às 19h, a UnB recebe os alunos dos cursos noturnos no Anfiteatro 9, ICC Sul.

Ainda parte da semana de boas-vindas, uma série de atividades acontece nos quatro campi da universidade. Apresentações de música, oficinas de teatro e exposições fotográficas fazem parte da programação cultural.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Segundo o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, a semana é um momento inicial de acolhimento dos estudantes que acabam de chegar à instituição. "É uma excelente oportunidade de integração dos novos alunos que vão passar um período considerável de suas vidas aqui", diz.

"Aos jovens, desejo que potencializem ao máximo os anos de estudo e usufruam de todas as oportunidades que esse universo, a UnB, proporciona a cada um que vem buscar a realização de sonhos de um futuro melhor", recomenda.

UNIVERSITÁRIO DAS GALÁXIAS – Organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG) com o apoio, entre outros, dos decanatos de Extensão e de Assuntos Comunitários, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Secretaria de Comunicação, a recepção aos calouros contou, neste ano, com a ajuda de um grupo de alunos da Faculdade de Comunicação (FAC).

Estudantes do 7º semestre do curso de Comunicação Organizacional desenvolveram a campanha de boas-vindas como projeto final da disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação.

Foto: UnB Agência

“Trata-se de excelente transposição da teoria para a prática, com foco na necessidade da instituição”, elogia Mauro Rabelo. "Esperamos contar com contribuições de alunos nos próximos eventos de boas-vindas", diz.

Integrante da equipe, a estudante Raquel Sabatovicz diz ter adorado a experiência. "Achei a parceria maravilhosa. Eu e meus colegas não achávamos que ela seria levada muito a sério. Foi incrível quando descobrimos que todo o nosso esforço valeu a pena, e que iriam dar continuidade à nossa proposta de campanha. Foi quase como ganhar presente de Natal em dobro", brinca.

Para ela, a parceria é importante, pois além de dar espaço para os alunos atuarem e mostrarem suas habilidades fora de sala de aula, ajuda a UnB no quesito produção e inovação. "Foi muito gratificante ver um projeto, entre tantos que já produzimos no meio acadêmico, ganhar vida", avalia.

O professor João Curvello, um dos orientadores do projeto na FAC, considera a iniciativa positiva. "Em pouco mais de 2 meses, os alunos desenvolveram a proposta de maneira integrada", conta. "A ideia é formar profissionais éticos e capazes de solucionar problemas", diz. A atividade também recebeu orientação dos professores Kátia Belisário, Liziane Guazina e Luciano Mendes.

Ilustração: UnB Agência

NAS REDES SOCIAIS – Entre as novidades deste ano estão a campanha #pqeuamoaunb nas redes sociais e o Guia do Universitário das Galáxias, um hotsite contendo dicas e informações sobre a UnB e a vida nos campi.

Escrito por jovens veteranos da universidade, o site traz informações úteis para quem inicia a vida acadêmica, como linhas de ônibus que circulam nos quatro campi da UnB e atividades de ensino, pesquisa e extensão que podem ser exploradas pelos estudantes.

KIT DE BOAS-VINDAS – Na cerimônia de boas-vindas, os calouros vão poder trocar os vouchers recebidos no dia do registro acadêmico por kits contendo brindes, a versão impressa do guia do calouro e outros materiais informativos, como o guia de arquitetura e arte da UnB.

A aventura começa agora