REFLEXÕES

Sediado pela primeira vez na UnB, evento discute políticas para a promoção do desenvolvimento humano em universidades de países de língua portuguesa

Parte da programação da conferência será recebida na Faculdade de Educação (FE). Foto: Secom/UnB

A 9ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges) está com a primeira etapa de submissão de trabalhos aberta até 30 de setembro. O evento internacional será sediado pela primeira vez na Universidade de Brasília entre 20 e 22 de novembro, com atividades na Associação de Docentes da UnB (ADUnB) e na Faculdade de Educação (FE).

Co-organizada pela UnB e pela Associação Forges, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), a edição tem como tema O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa.

Pesquisadores de graduação e pós-graduação, docentes, gestores e interessados no assunto terão a oportunidade de compartilhar reflexões sobre como as instituições de ensino podem avançar na incorporação de valores de relevância social, cultural e política como democracia, responsabilidade social, ética, liberdade e pensamento científico e crítico.

>> Confira a programação preliminar

O evento é também uma oportunidade de compartilhar a produção de conhecimentos sobre as políticas universitárias. Interessados em apresentar artigos científicos têm até 18 de setembro para envio do resumo pelo site da conferência. Os trabalhos devem contemplar um dos oito subtemas propostos pelo evento. Após o aceite, o artigo completo deve ser submetido para publicação no livro de atas do evento até o dia 18 de outubro.

Marcelo Bizerril, coordenador da 9ª Conferência Forges, ressalta importância do desenvolvimento humano para a atuação das universidades na sociedade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Coordenador do encontro deste ano e diretor da Faculdade de Planaltina (FUP) da UnB, Marcelo Bizerril considera que a questão do desenvolvimento humano merece maior destaque, sobretudo por perpassar as funções desempenhadas pelas universidades, muito além da oferta de cursos de graduação e pós-graduação. “O assunto tem papel fundamental na universidade, sobretudo a pública, mas é pouco discutido e considerado, tanto pelo governo como pela sociedade e pelas formas de avaliação do ensino superior”, aponta. Para o docente, a perspectiva também deve ser considerada quando se trata do orçamento das universidades.

Bizerril destaca que os fatores culturais e econômicos, além de aproximar os países falantes da língua portuguesa, inserem-nos em contexto profícuo para o debate e o apoio mútuo em temas relevantes para as instituições de ensino superior dessas localidades. A exemplo, ele menciona os modelos de atuação.

“Não temos que seguir os padrões dos países desenvolvidos, mas pensar de que forma as instituições podem atuar em questões específicas às comunidades de língua portuguesa – sobretudo de países que estão em desenvolvimento –, qual papel elas têm para o desenvolvimento local”, defende Bizerril.

REDE – A Associação do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges) é uma iniciativa para articulação e intercâmbio de experiências entre dirigentes, técnicos e investigadores de universidades de nações dessas localidades para tratar das políticas do ensino superior e gestão universitária. Aproximar instituições desses países, produzir conhecimento sobre suas diferentes realidades e propor soluções para melhoria da qualidade acadêmica, diante da tendência de expansão das universidades, são alguns dos focos de atuação da entidade.

Matéria atualizada em 24/9 para informar prorrogação do prazo para submissão de resumos.