INGRESSO

Para muitos, registro acadêmico também é o primeiro contato com a UnB. Nesta semana, aprovados no PAS e em Licenciatura em Libras cumpriram a etapa

Depois do esforço, a recompensa: Pedro Henrique e a mãe Adriana fizeram do registro oportunidade de comemoração. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Aprovados para o primeiro semestre de 2019 no Programa de Avaliação Seriada e no vestibular para Licenciatura em Libras apresentaram-se para a fase presencial do registro acadêmico nesta semana. Nos dias 6 e 7, centenas de jovens foram aos quatro campi, entregaram documentos e confirmaram suas vagas como estudantes da Universidade de Brasília. Boa parte deles estava acompanhada pelos pais.

O novo aluno de Engenharia da Faculdade do Gama (FGA) Pedro Henrique Carvalho foi ao campus ao lado da mãe, Adriana da Silva Carvalho. Ambos encararam o momento como uma coroação ao empenho do estudante. “Foi bastante esforço, mas valeu a pena”, contou Pedro. O futuro engenheiro cursou todo o ensino médio no Centro Educacional 104, do Recanto das Emas, e concorreu a vagas destinadas a estudantes de escolas públicas.

Orgulhosa do filho, Adriana Carvalho reconheceu a importância de existirem oportunidades assim para ingresso na Universidade. “Por ter estudado em escola pública, meu filho pode não ter tido as mesmas oportunidades que outros alunos, mas por esforço próprio e iniciativas como essas, hoje ele está aqui”, disse.

A satisfação e a sensação de dever cumprido pela conquista da vaga estava expressa no sorriso de Moyra Mayrink. A partir de março, ela vai cursar Fisioterapia na Faculdade de Ceilândia (FCE). Também egressa de escola pública, Moyra saiu com a mãe, Patrícia Ataíde, de Sobradinho, onde moram, para participar do registro. Essa foi mais uma etapa na realização de um desejo.

“Sempre sonhei com Fisioterapia, nunca me vi em outra curso”, revela. Agora, ela e outros registrados devem esperar o dia 18 de fevereiro, para acessar o número de matrícula pelo portal do aluno. Depois disso, basta confirmar as disciplinas que forem oferecidas pelo sistema Matrícula Web, de 21 a 24 de fevereiro, e  preparar-se para o início das aulas, em 13 de março.

Alunos veteranos e equipe do SOU em acolhimento de calouros na FUP. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

RECEPÇÃO – Para vários alunos e suas famílias, a fase presencial do registro acadêmico é a primeira experiência com um campus da UnB. Pensando em acolher melhor esse público, o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU) e a Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca/DAC) organizaram uma comissão de tutores, responsáveis pela recepção e ambientação geral.

"Esse acolhimento ressignifica o ambiente acadêmico, e a chegada do estudante deixa de ser um fato trivial. Potencializam-se as relações de toda a comunidade, e a conquista de alunos oriundos de classes populares é mais valorizada", afirma a psicóloga escolar da Faculdade UnB Planaltina (FUP), Rafaella Eloy.

Os voluntários, escolhidos em janeiro, receberam treinamento e ficaram responsáveis por orientar os calouros e acolher os pais e responsáveis que compareceram ao registro acadêmico. O clima foi tranquilo e com poucas filas, resultado da separação das datas de registro do PAS e Enem, que juntos concentram o maior número de novatos.

Madalena Maria Cavalcante, psicóloga e integrante do SOU na FGA, também atribui a tranquilidade do evento aos sistemas de informática, que agilizam o processo de cadastramento, já que os futuros alunos enviam os documentos antecipadamente pela internet.

Entre os serviços de acolhimento está o tour pelo campus, Madalena revela que os mais empolgados nessas atividades não são os alunos, mas sim os pais. “Os meninos ficam encantados, mas os pais amam o passeio pela Universidade”, afirma.

Joelder Alves (de branco) e Domingos Anacleto, servidores da SAA, atenderam Maria Rejane e o filho Rafael de Souza, registrado em Ciências Naturais na FUP. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Os alunos de Engenharia João Paulo Nunes e Matheus Fonseca foram voluntários do acolhimento e contaram que um das melhores partes do trabalho foi conhecer novas pessoas. Outra grande vantagem foi a obtenção de créditos de atividade de extensão. “Além das novas pessoas que conhecemos, ganhamos alguns créditos, que ajudam bastante”, disse João Paulo.

Domingos Anacleto Sousa, servidor da UnB há 39 anos e um dos responsáveis pelo registro na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da FUP desde 2006, destaca dois grandes momentos de alegria para os estudantes: entrar e sair da Universidade formado. "A jornada não é fácil, mas a boa relação entre os alunos e os técnicos administrativos da instituição colabora para que cursem a graduação com mais segurança e clareza das informações", aconselha Domingos.