COMUNIDADE

Desde o início desta semana, mais de sete mil estudantes frequentam aulas nos quatro campi UnB. Período especial segue até 15 de fevereiro

Alunos de Letras aproveitam o verão para adiantar o curso. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Neste início de ano, os corredores da Universidade de Brasília vão mostrando novo vigor. Enquanto para muitos na comunidade acadêmica o tempo ainda é de férias, desde a última segunda-feira (7), os campi passaram a receber 7.284 alunos de graduação e pós-graduação, matriculados em disciplinas do período especial de verão.

Eles são público para 409 disciplinas que estão sendo ofertadas no Darcy Ribeiro, em Ceilândia, no Gama e em Planaltina. Adiantar disciplinas e concluir o curso são os principais motivos que levam estudantes a trocarem o descanso do mês de janeiro e fevereiro pelos estudos nas faculdades.

Para Nayara Clara Marques, estudante do segundo semestre de Pedagogia, o período é de grande ajuda para adiantar matérias da graduação. “Como no próximo semestre haverá muitas disciplinas, a gente está cursando algumas agora para aliviar”, explica a aluna, que frequenta uma das 590 turmas que movimentam os campi.

Nayara vê no período especial de verão uma oportunidade para deixar o 1º/2019 menos corrido. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A aluna se impressionou com o fluxo de pessoas notado no campus Darcy Ribeiro. “Apesar de ser curso de verão, está muito cheio. Minha expectativa era por menos alunos." Além dela, os comerciantes instalados no Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão, já sentem o aumento do movimento em relação ao período do fim do semestre passado.

Para outros alunos, o verão é tempo de riscar das pendências as matérias restantes para concluir o curso, já que é possível ser certificado ao fim do período especial. Nessa etapa, recuperar uma reprovação ou trancamento pode ser decisivo, e a possibilidade de concluir uma disciplina em apenas dois meses soa animadora.

Motivados principalmente pela recuperação de reprovações, alunos do Instituto de Física lotaram as turmas de Mecânica 1. Professor da disciplina, Paulo Lima Junior enxerga no período uma oportunidade para que estudantes corrijam seus fluxos e comecem o semestre regular sem pendências.

“É a primeira vez que ministro aulas de verão e está sendo uma experiência muito alto astral. Os alunos estão bastante animados e o clima colabora. Para nós, professores, também é interessante cumprir carga horária nesse período para poder se dedicar a outras atividades durante o semestre regular, como a pesquisa”, avalia.

Professor Paulo Lima (IF) ministra aulas de verão pela primeira vez. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

SERVIÇO – Unidades do Restaurante Universitário e bibliotecas ajudam o estudante a usufruir melhor da UnB durante as férias. Em todos os campi, o RU serve as três refeições, de domingo a domingo: das 7h às 9h o café da manhã, das 11h às 14h30 o almoço, e das 17h às 19h30 o jantar.

A exceção é o restaurante da Fazenda Água Limpa (FAL), que volta com atividades apenas em março.

A BCE atende das 7h até as 23h45. O horário de abertura é o mesmo para as bibliotecas dos outros campi, mas as da FCE e do FGA fecham às 19h, e a da FUP às 18h. A Biblioteca Central, no campus Darcy Ribeiro, também funciona aos sábados, domingos e feriados, apenas para empréstimos e acesso à referência, das 8h às 17h45.

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.