INFRAESTRUTURA

Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação abrigará salas e equipamentos que devem dar ainda mais qualidade à formação dos estudantes da FS

Helena Zanella (Infra), reitora Márcia Abrahão, Maria Cristina Rodrigues (vice-diretora FS) e Laudimar Alves de Oliveira (diretor FS) descerraram placa da nova unidade da Faculdade de Ciências da Saúde. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Professores, técnicos e estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) poderão contar, em breve, com uma moderna infraestrutura para as atividades de ensino e pesquisa. A Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação (Uleg/FS) foi inaugurada nesta sexta-feira (12). A expectativa é que pelo menos metade da mobília já esteja instalada e pronta para utilização da comunidade acadêmica em março de 2019.

“Este prédio é uma conquista de toda a Universidade de Brasília, pois vai nos proporcionar modernos laboratórios para o ensino e para a excelência em pesquisa”, celebrou o diretor da FS, Laudimar Alves de Oliveira. O edifício abrigará sete laboratórios, uma sala de observação de atendimentos, uma sala de edição de vídeos e um centro de simulação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A nova infraestrutura atenderá aos cinco cursos da faculdade: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva.

A reitora Márcia Abrahão lembrou que as obras da Uleg/FS começaram ainda em 2011, na época do programa de expansão e reestruturação das universidades federais. A construção, contudo, ficou paralisada por quase cinco anos e foi retomada em 2017. “Tivemos que ir várias vezes ao Ministério da Educação para garantir orçamento para a conclusão desta obra, uma antiga demanda da FS”, contou. “Estamos inaugurando uma nova fase na melhoria da qualidade do ensino na área de saúde.”

Comunidade acadêmica marcou presença na inauguração da Uleg/FS. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

INVESTIMENTOS A segunda etapa da Uleg/FS custou R$ 6,5 milhões, e incluiu a instalação de subestação de energia elétrica, de reservatório de água e a construção do estacionamento. O edifício também conta com uma estrutura especial que protege da alta intensidade de sol e calor, para melhorar o conforto térmico no interior.

“Nós, arquitetos da UnB, presenciamos diariamente a importância do nosso trabalho para as atividades de ensino e pesquisa. Desejo que a FS faça uma boa utilização do espaço”, comentou a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella.