INGRESSO

Candidatos selecionados por vestibular específico devem apresentar documentação. Etapa é obrigatória para confirmar vaga na UnB

 

Luiz Carlos Lino, calouro da UnB, compartilhará a vivência na Universidade com a mãe e graduanda em matemática Elsilene Lino
Luiz Carlos Lino, calouro da UnB, compartilhará a vivência na Universidade com sua mãe, a graduanda em Matemática Elsilene Lino. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O sorriso no rosto revela a alegria de Luiz Carlos Lino, 21 anos, ao se tornar definitivamente estudante da UnB. Aprovado para cursar a Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua, o estudante confirmou sua vaga comparecendo ao registro acadêmico na manhã desta terça-feira (27). Entre os colegas que a Universidade lhe trará, o calouro já tem a certeza de poder contar com uma companhia ímpar e bem conhecida: a de sua mãe, Elsilene Lino. Aos 43 anos, ela está no quarto semestre da licenciatura em Matemática.

 

Orgulhosa pela conquista do filho mais novo, Elsilene comemora as portas abertas da Universidade. “Este é o meu terceiro filho que ingressa na UnB. Agora somos quatro pessoas da família que tiveram essa oportunidade. Quando alguém fala que a Universidade é da elite eu discordo. Aqui é lugar de pessoas como nós, que não teriam como pagar por uma faculdade, mas possuem a garra necessária para vencer.”

 

Além da alegria compartilhada, Elsilene deixa claro que o instinto materno estará sempre presente. “Toda mãe quer proteger seu filho, ainda mais quando o filho tem alguma necessidade especial. Neste momento também estou me preparando para dar mais autonomia a ele”, diz, ao explicar que Luiz tem perda auditiva, uma das consequências da Displasia de Kniest – desordem genética que também acarreta anomalias na estatura e na visão.

 

Em razão da capacidade auditiva, Luiz Carlos sente-se mais confortável para se comunicar por meio da linguagem de sinais, apesar de não ter a fala comprometida. Foi dessa maneira que o calouro recebeu o acolhimento por parte da equipe da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da UnB durante o registro. “É muito bom recebê-los falando a Língua Brasileira de Sinais. Os calouros ficam felizes porque podem se comunicar com autonomia, sem depender dos acompanhantes”, expressa o estudante de Pedagogia Gilvan de Sá Lucena, estagiário na SAA e fluente em Libras. 

 

Também caloura na UnB, Daiane da Rocha Santos, de 31 anos, assegura: no que depender dela, a inclusão da pessoa surda será uma realidade cada vez mais presente no país. “Eu sempre quis estudar Libras. Agora tentei o vestibular e fui aprovada. Pretendo ajudar essa população com trabalho voluntário, além de atuar como intérprete profissionalmente”, aponta a jovem, que já é formada em Administração. A irmã mais velha de Daiane é surda, condição que a levou a ter contato desde sempre com a língua de sinais. 

UnB em Libras: servidores de carreira, os intérpretes Alexis Aguayo e Raphael dos Anjos demonstram o sinal da Universidade na língua de sinais. Foto: Luis Gustavo Prado/ Secom UnB

 

GRADUAÇÃO – Para garantir a devida acessibilidade ao longo de todo o curso , o Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) do Instituto de Letras (IL) da UnB conta com mais de dez servidores intérpretes. Entre eles está o pedagogo Raphael dos Anjos.

 

“Conheço a realidade de muitas universidade no país, e a UnB está na vanguarda no que diz respeito à inserção de intérpretes nas salas de aula”, avalia. O servidor explica que a equipe sempre atua com, no mínimo, dois profissionais por disciplina. Aulas com alunos surdos-cegos contam com apoio de pelo menos quatro profissionais.

 

Coidealizadora e coordenadora da graduação lançada em 2015, a docente Enilde Faulstich menciona que a Universidade possui um histórico de atuação junto à comunidade surda já anterior ao surgimento da licenciatura. Desde 2006 o estudo de Libras já era ofertado como disciplina. Para Faulstich, a consolidação do curso veio confirmar a vocação e o compromisso da instituição no ensino inclusivo. "Estamos preparando esses alunos para atuarem nas mais diversas frentes, seja na docência, seja em organizações que demandem surdos letrados”, afirma.

 

"Nossa satisfação vai se completar quando vermos esses alunos formados, atuando em salas de aula com interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais, sejam estes surdos ou não surdos", acrescenta a coordenadora. A primeira turma de formandos do curso está prevista para o segundo semestre de 2018.

 

O ingresso na licenciatura em Libras acontece por vestibular específico. Há concorrência pelos sistemas Universal, de Cotas para Escolas Públicas e de Cotas para Negros. Em cada um dos sistemas, há reserva de vaga para candidatos surdos ou com deficiência auditiva. No último processo seletivo, foram ofertadas 40 vagas. Atualmente, a Licenciatura possui 39 alunos surdos ou com perda auditiva, sendo um deles surdo-cego.

 

SERVIÇO – Os selecionados em Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua devem comparecer à Universidade até esta quarta-feira (28) para efetuar o registro acadêmico. A etapa é obrigatória para confirmação de vaga na UnB e consiste na entrega da documentação exigida no edital. A lista de documentos também está na Agenda do Calouro.

 

Para efetivar o registro, basta se dirigir, com a documentação em mãos, ao posto avançado da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) localizado na ala sul do Instituto Central de Ciências (ICC), na sala AT-149, ao lado do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU). 

 

Ingressantes que concorreram pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Cotas para Pessoas com Deficiência precisam, antes de se dirigirem ao posto da SAA, passar pelas bancas avaliadoras localizadas no anfiteatro 6 do ICC. A ausência de qualquer comprovação ou o não comparecimento ao registro acadêmico resulta na redistribuição da vaga para as próximas chamadas.

 

Após ser registrado, o candidato torna-se oficialmente aluno da UnB. Ao final da etapa, ele recebe um kit calouro e o comprovante de registro, com número de matrícula e senha de acesso ao sistema Matrícula Web. A confirmação em disciplinas a serem cursadas no 1º/2018 para calouros da Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua será realizada pela própria SAA até o dia 5 de março.

 

O andamento do processo pode ser acompanhado pelo sistema Matrícula Web. Quem não tiver a matrícula confirmada até o fim do prazo ou desejar alterar disciplinas deverá procurar a coordenação do curso.

 

#INSPIRAUnB – O semestre letivo da UnB inicia-se no dia 5 de março. Uma programação especial de boas-vindas foi preparada para acolher os novos estudantes. Desta vez, a tradicional aula inaugural #InspiraUnB se espelhará no tema da campanha institucional UnB Mais Humana, embasada em valores como respeito, solidariedade, compromisso, equidade, humanidade e cidadania. Neste ano, a convidada para a atividade é a atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda. Ela conversa com os estudantes no dia 7 de março, às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro. Participe!

 

>> Acesse o site do Boas-Vindas e saiba mais sobre a campanha UnB Mais Humana

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave