ENSINO

Objetivo é avaliar 11 cursos de graduação. Para ter acesso ao local da prova, alunos devem responder questionário até dia 22

 

No próximo dia 22, 1.357 estudantes da UnB vão fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que, nesta edição, avalia 11 cursos de graduação (veja lista abaixo).

 

"Nossos alunos reúnem condições para fazer uma excelente prova", diz o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo. "O sucesso da UnB nos indicadores de qualidade depende do compromisso dos estudantes no dia do exame", destaca.

Arte: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

Isso porque, de acordo com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), as notas dos alunos refletem tanto no conceito dos cursos - avaliados a cada três anos - quanto no Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador de qualidade pode ajudar a subir a posição da UnB no ranking das universidades brasileiras.

 

Devem participar alunos com formatura prevista para este ano ou para o 1º semestre de 2016. O exame é obrigatório para emissão do histórico escolar e entrega do diploma. Estudantes que cursam matérias no exterior são os únicos que podem ser dispensados.

 

Criado em 2004, o Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que avalia, além do desempenho dos alunos, aspectos, como corpo docente e infraestrutura.

Arte: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

PROVA - A prova vai ser aplicada domingo, dia 22, às 13h. O local somente é divulgado após preenchimento do Questionário do Estudante. No dia de realização do exame, o aluno deve levar documento de identidade com foto e caneta preta, feita de material transparente.

 

Os estudantes respondem questões discursivas e de múltipla escolha. No total, são 40 questões, dez delas gerais e 30 sobre a área específica de formação do aluno.

 

O decano Mauro Rabelo aponta o peso das questões discursivas. "Em formação geral, por exemplo, elas valem 40% da nota".

 

Ele pede aos estudantes que evitem deixar respostas em branco. "O curso colhe os frutos nos próximos três anos. O conceito obtido vale por um triênio", reforça.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.