CINQUENTENÁRIO

Solenidade celebra trajetória da graduação em Geologia

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Auditório cheio para celebrar os 50 anos da criação do curso de Geologia e do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília. Docentes, ex-professores, técnicos-administrativos, alunos e ex-estudantes participaram do evento que relembrou o caminho percorrido pelo instituto, inaugurado em 1965.

Na ocasião, houve o lançamento de livro que conta a história do IG, baseado em relatos de participantes dessa trajetória. A cerimônia oficial em comemoração à data ocorreu no dia 4 de setembro, no auditório da Faculdade de Direito (FD).

Saiba mais sobre o Instituto de Geociências

Vice-reitora e diretores do IG na cerimônia de 50 anos do instituto. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A vice-reitora Sônia Báo destaca a presença de diferentes gerações do IG na cerimônia, mostrando a força que o instituto tem na Universidade de Brasília. “A UnB é campeã em superar crises. É por isso que estamos aqui. E o IG, graças à geração inicial e aos que sucederam, sempre lutou e vai continuar lutando para garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, comenta.

Para a professora Márcia Abrahão, diretora do IG, a modernização do instituto e a incorporação de novas tecnologias contribuíram para o fortalecimento do curso de Geologia, avaliado com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

“É um momento único comemorar 50 anos, o que revela como somos capazes de formar profissionais qualificados, sempre com o desafio de continuar o trabalho realizado durante esse período”, explica.

Segundo o vice-diretor José Eloi Guimarães, o cinquentenário deixa um legado, construído com a participação de muitas pessoas. “Olhamos para trás e vemos as conquistas, apesar das dificuldades. Depois, olhamos para frente e imaginamos a nossa responsabilidade para manter a excelência”, afirma.

O professor aposentado Onildo João Marini, um dos pioneiros no curso da UnB, ressalta a qualidade da graduação em Geologia. “Desde os anos 1970, o curso está entre os melhores do Brasil. É bom ver que o alto nível foi mantido por todo esse tempo”, comemora.

LEMBRANÇAS – Durante o evento, estudantes da primeira turma de Geologia recordaram o nome do líder estudantil Honestino Guimarães, um dos ícones da luta pela democracia no país. Ele ficou em primeiro lugar no vestibular para o curso, foi aluno do IG e, posteriormente, perseguido pela ditadura militar.

Atualmente, o Instituto de Geociências possui cerca de 800 alunos de graduação (Geologia, Geofísica e Ciências Ambientais) e pós-graduação (Geologia, Geociências Aplicadas e Geoprocessamento). Conta com laboratórios em todas as subáreas das Geociências, além de um museu e do Observatório Sismológico (SIS).