INFRAESTRUTURA

Cerimônia de entrega do Bloco de Salas de Aula Norte e laboratório do programa Idiomas sem Fronteiras ocorreu nesta quarta (14), no campus Darcy Ribeiro

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Com um prédio de 4.795 m², salas de aula tradicionais, sala de estudos 24h, auditório, laboratório de línguas e posto avançado da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), o Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN) foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (14), no campus Darcy Ribeiro.

A obra, que custou R$ 8,4 milhões, integra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O reitor Ivan Camargo destacou a importância de continuar os projetos iniciados na gestão anterior. "Queremos construir uma universidade de excelência".

Inauguração do Bloco de Salas de Aula Norte, no campus Darcy Ribeiro. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

"O posto da SAA ajuda a descentralizar o atendimento aos alunos, que não vão precisar se deslocar até o Minhocão", disse a vice-reitora Sônia Báo. A professora ainda agradeceu a equipe responsável pela construção e chamou a atenção para a necessidade de se preservar o patrimônio. "Que a comunidade cuide do espaço como se fosse seu".

"A sala 24h era uma reivindicação antiga", disse Gabriel Bertone, um dos coordenadores-gerais do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS - Também na tarde desta quarta-feira (14), foi inaugurado, no BSAN, o Laboratório de Línguas da UnB. A cerimônia foi no auditório do novo prédio.

Resultado de parceria com a embaixada americana, o grupo Mais Unidos e o programa IsF do MEC, o espaço possui computadores e programas para aprendizagem de idiomas e deve aplicar testes de proficiência, como o Toefl ITP.

"Agradeço à UnB e a todos que contribuíram para atingirmos resultados concretos", disse a embaixadora dos Estados Unidos Liliana Ayalde. "Em 2014, estabelecemos como meta a inauguração de cinco laboratórios. Queremos inaugurar mais cinco em 2016. Que a parceria se fortaleça e continue a prosperar".

Embaixadora dos EUA destaca parceria com a Universidade de Brasília. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Para o diretor do Idiomas sem Fronteiras (IsF), Dilvo Ristoff, a proficiência linguística é fundamental no processo de internacionalização das universidades. "O Ciência sem Fronteiras é um programa como nenhum outro visto no mundo. Vamos torcer para que essas parcerias se proliferem no país".

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração representantes das empresas parceiras, a presidente do Núcleo Gestor do IsF, Denise Martins, o prefeito do campus, Marco Aurélio de Oliveira, e professores do Instituto de Letras da UnB, entre outros.

BLOCO DE SALA DE AULAS NORTE (BSAN)

VALOR TOTAL: R$ 8.441.436,00

ÁREA: 4.795 m²