AULA MAGNA

Calouros do IPol são recebidos com palestra do presidente do Ipea

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

Alunos e professores assistiram à palestra Desafios da democracia brasileira com o sociólogo e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jessé Souza. O evento, realizado no dia 6 de outubro, marcou a recepção aos calouros do Instituto de Ciência Política (IPol).

 

"Com mais de vinte livros publicados, Jessé é um dos mais importantes sociólogos contemporâneos", disse a professora Marilde Loiola.

 

"Passei vinte anos da minha vida aqui. Por isso, estar na UnB é algo afetivo pra mim. Fico contente", agradeceu o convidado, que é ex-aluno da Universidade de Brasília, onde, na década de 1980, fez a graduação em Direito e o mestrado em Sociologia.

 

Em duas horas, o palestrante falou sobre o que considera ser o principal problema da democracia brasileira: a desigualdade social e os discursos que a legitimam.

 

"As classes privilegiadas precisam convencer os destituídos de que o jogo é justo e razoável", afirma.

Presidente do Ipea, Jessé Souza fala sobre a desigualdade social no Brasil. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Crítico das teorias sociais brasileiras do século XX – de Gilberto Freyre a Roberto DaMatta – Jessé responsabiliza os "mitos nacionais" pelo atraso no desenvolvimento do país.

 

"Até hoje nos vemos da forma definida por Freyre e Buarque de Holanda, ou seja, como corpo e emoção, e, por isso, inferiores ao homem nórdico, considerado razão e espírito", disse.

 

"É necessário perceber a quem interessa essa narrativa. O mais importante na vida é invisível”, desafia o auditório, após criticar o monopólio do capital econômico e cultural no mundo.

 

Aos futuros cientistas políticos, o palestrante recomendou trabalho árduo e o cultivo da dúvida, postura fundamental para a ciência.

 

Ele destacou também a relevância da esfera pública para a democracia moderna. "Tão importante quanto o voto é o debate plural com opiniões contraditórias. Não temos isso no Brasil", criticou.

 

Professor da Universidade Federal Fluminense, Jessé Souza foi nomeado, neste ano, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

A aula magna do IPol contou com a presença do reitor Ivan Camargo, da vice-reitora Sônia Báo e do diretor do IPol, Paulo Calmon.

 

FRASES DE JESSÉ

 

O mito é eficiente sem necessariamente ser verdade e influencia comportamentos ao ser institucionalizado.

 

As classes superiores são as classes do espírito, as classes inferiores são as classes do corpo, os trabalhadores manuais. A nossa narrativa é a do dominado inferiorizado que tem de idealizar outras sociedades.

 

Dentro dessa narrativa, temos uma classe média que posa de classe crítica e revolucionária, mas tem as mesmas concepções dos endinheirados – que não é uma classe alta, no sentido europeu do termo – e se locupleta do desenvolvimento desigual.

 

A sociedade brasileira, uma sociedade para 20%, tolera o lixo social, pessoas que foram abandonadas. E como elas são exploradas? Elas são exploradas no corpo, como os animais. Nós animalizamos parte substancial da sociedade brasileira.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.